Justiça

Desembargadores baianos estão entre os favoritos para assumir vagas no STJ; saiba quais

Divulgação
Escolhas de novos ministros acontecem após a aposentadoria de Jorge Mussi e da morte do ministro Sanseverino  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/07/2023, às 18h13   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) encaminhou enviou quatro nomes da corte para concorrerem às duas vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Agora, restando pouco menos de um mês para a formação da lista quádrupla que será sabatinada pelo Senado Federal, três dos quatro baianos indicados despontam entre os favoritos para ocupar as vagas deixadas pela aposentadoria do ministro Jorge Mussi e pelo falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Ao lado dos desembargadores baianos, os outros favoritos compõem o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). De acordo com a Folha de S.Paulo, a Bahia e São Paulo são os estados mais fortes nessa disputa devido ao interesse do Governo Federal em contemplar a atual 'força política', em especial dos baianos, que não possuem nenhum representante no STJ.

Dentre os representantes da Bahia, estão entre os favoritos os desembargadores Maurício Kertzman Szporer, Roberto Maynard Frank, que é o atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), e o Edmilson Jatahy Fonseca Junior, que, por sua vez, é o ex- presidente do TRE-BA e corregedor das Comarcas do Interior do Estado.

Já segundo O Globo, desses os três nomes baianos, Maurício Kertzman e Jatahy Júnior são os mais cotados para compor a listra quádrupla junto ao paulista Carlos Von Adamek, do TJ-SP, e Elton Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Estes dois últimos contam, respectivamente, com apoios importantes de dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): Dias Toffoli e Luiz Fux.

Ao todo, desde o início do processo, 59 desembargadores se inscreveram para o pleito do STJ, mas após duas desistências sobraram os atuais 57. A votação para escolher a lista quádrupla deverá ser realizada em caráter secreto, durante sessão aberta, no próximo mês. Após a seleção dos quatro nomes, ocorrerá a sabatina no Senado e, em seguida, a lista dos escolhidos será encaminhada ao presidente Luiz Lula da Silva (PT), que elegerá os dois novos ministros da Corte.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (26):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp