Justiça

Pai ganha na justiça direito a acesso ao Iphone de filho morto

Justiça entendeu que o pedido para acessar fotos e registros de família era legítimo  |  Pixabay

Publicado em 14/01/2022, às 19h49   Pixabay   Redação BNews

Um homem de Santos, no litoral de São Paulo, conseguiu na Justiça o direito de acessar os arquivos salvos na nuvem do smartphone iPhone X, modelo Space Gray, que era do seu filho, morto em acidente de trânsito. O pai entrou na justiça porque não sabia a senha de desbloqueio do aparelho e dependia que a Apple, fabricante do aparelho, liberasse a navegação aos dados do dispositivo. O jovem morreu após a bicicleta que ele pedalava pela Avenida Washington Luiz, uma das mais movimentadas de Santos, foi atingida na traseira por um carro.

O homem justificou o pedido à justiça alegando que o aparelho continha "inúmeros registros de família com imensurável valor sentimental, como fotos, vídeos, conversas etc." e o juiz Guilherme de Macedo Soares, da 2ª Vara do Juizado Especial Cível de Santos, acolheu o pedido determinando a expedição de alvará judicial autorizando a empresa a transferir a conta Apple ID usada pelo falecido para o seu pai, com base no valor sentimental das fotos e outros arquivos.

No processo, a Apple apresentou defesa afirmando que o pedido de desbloqueio era impossível de cumprir por causa de uma impossibilidade técnica, já que as senhas de acesso aos aparelhos fabricados pela empresa são cadastradas única e exclusivamente pelos usuários e os códigos são criptografados de ponta a ponta em razão de a Apple prezar pela privacidade e segurança dos clientes.

Entretanto, ponderou que, em caso de falecimento do titular, é possível "e legítimo" o herdeiro desejar deletar o Apple ID (conta de login do usuário falecido) ou requerer a transferência de titularidade, bem como acessar os dados pessoais e informações privadas daquele que morreu e de terceiros que eventualmente estejam armazenados na nuvem associada à referida conta.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Leia mais:

Justiça da Bahia condena Apple e Magazine Luiza por venderem IPhone sem carregador

Classificação Indicativa: Livre


Tags iphone bnews filho morto pai ganha na justiça acesso a celular do filho

Leia também


Polícia Civil prende mulher suspeita de aplicar golpes em venda de Iphones em Aracaju


PSDB retoma prévias mas plataforma registra problemas com iPhone


Justiça da Bahia condena Apple e Magazine Luiza por venderem IPhone sem carregador