Justiça

STF aplica pena a Fernando Collor; veja por quantos anos ele ficará preso em regime fechado

Collor já havia sido condenado em uma das ações decorrentes da Operação Lava-Jato e estava esperando a sentença  |  Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Publicado em 31/05/2023, às 18h02 - Atualizado às 18h22   Marcelo Camargo/ Agência Brasil   Letícia Rastelly

O ex-presidente Fernando Collor, condenado na semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve sua pena aplicada nesta quarta-feira (31). Os magistrados decidiram que ele deverá ficar recluso por oito anos e dez meses em regime fechado.

Collor, que foi condenado em uma das ações decorrentes da Operação Lava-Jato, também deverá pagar 90 dias-multa, tendo como base o valor do salário mínimo à época dos fatos. Tudo isso foi definido em uma sessão chamada dosimetria da pena, onde os magistrados optaram por segir a pena proposta pelo ministro Alexandre de Moraes, ao invés da sugerida pelo relator da ação pena, minsitro Edson Fachin, que queria 33 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão

Collor ainda pode, por meio dos seus advogados, apresentar recursos junto ao próprio STF, apesar da possibilidade de reversão da condenação ser quase nula. Ainda assim, o ex-presidente só passará a cumprir a reclusão após a conclusão de todos esses trâmites.

Condenação

O ex-presidente é acusado de participar de um esquema de corrupção envolvendo a BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras. No esquema, Collor teria recebido R$ 20 milhões, entre 2010 e 2014, para facilitar contratos para a UTC Engenharia. 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags corrupção stf prisão condenação Fernando Collor Collor ex-presidente propina regime fechado

Leia também


Sidney Magal: Saiba qual é o problema de saúde do cantor e entenda a situação dele


Junho Verde: Casos de maus tratos animais na Tailândia são alerta para exploração da indústria do turismo