Justiça

STF pretende padronizar decisões da Justiça do Trabalho; entenda

IAC no STF tem como objetivo padronizar a jurisprudência referente ao uso da reclamação contra decisões da Justiça do Trabalho.  |  Reprodução

Publicado em 08/08/2024, às 11h38   Reprodução   Vitória Oliveira

O Supremo Tribunal Federal protocolou nesta terça-feira (8), o Incidente de Assunção de Competência (IAC), com base na Reclamação Constitucional nº 64.484 da Bahia. O objetivo é harmonizar as divergências jurisprudenciais sobre um tema de grande importância no âmbito jurídico e estabelecer um precedente vinculativo acerca dos “limites das teses estipuladas na ADPF 324/DF, no RE 958.252/MG (Tema 725 da Repercussão Geral), nas ADIs 5.625/DF e 3.961/DF, e na ADC 48/DF".

Isso diz respeito à admissibilidade da reclamação junto ao STF diante da declaração de existência de fraude na caracterização do vínculo empregatício, conforme as provas apresentadas no processo original, em conformidade com o principio da primazia da realidade dos fatos, nos casos que envolvem a discussão sobre a terceirização de atividades fim e meio.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

A divergência na jurisprudência sobre o tema entre as Turmas do STF tem gerado decisões opostas em casos semelhantes, criando um cenário de insegurança jurídica e violação da igualdade.

A Primeira Turma entende que os precedentes permitem a utilização da reclamação para constatar decisões da Justiça do Trabalho que reconhecem a fraude no vínculo empregatício, fundamentando-se na análise de fatos e provas do processo original. Por outro lado, a Segunda Turma tem decidido que a ação não é cabível nessas circunstâncias, pois não há uma correspondência estrita entre o caso em questão e os precedentes estabelecidos pela Corte, além da impossibilidade de se realizar uma investigação completa por meio da reclamação constitucional.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSupremo Tribunal Federaljustiça do trabalhoIAC

Leia também


STF suspende julgamento de punição contra imprensa por acusação falsa de entrevistado


Homem consegue na Justiça direito de clube de condomínio mesmo estando inadimplente; entenda