Economia & Mercado

Acionistas de grandes empresas enxergam urgência em aprovação da reforma tributária

Acionista da Natura, Pedro Passos, acredita que reforma tributária adequaria o Brasil a um modelo "simples e moderno"  |  Reprodução

Publicado em 21/03/2023, às 07h01   Reprodução   Redação

Prioridade para o governo Lula em 2023, a reforma tributária que está sendo avaliada pelo Congresso Nacional divide opiniões e gera certas críticas ao modelo proposto. No entanto, acionistas de grandes empresas enxergam a necessidade urgente de aprovação, como é o caso do empresário Pedro Passos, acionista da Natura.

Passos acredita que o momento é de reavaliar o modelo, que considera "um caos". "A gente tem um caos tributário que só vem piorando a cada ano que passa. O sistema atual está totalmente disfuncional”, diz Passos, que indica como o tema deve ser discutido: “É preciso separar as discussões da reforma do imposto sobre consumo e a do Imposto de Renda”, disse o empresário em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Pedro Passos também sinaliza que a reforma colocaria o Brasil adequado a outros países, simplificando e modernizando os tributos. “É assim que os países têm feito. É uma simplificação muito importante. Hoje no Brasil tem uma fragmentação de impostos - IPI, ICMS, PIS/Cofins - com bases de incidências diferentes, que gera uma profunda confusão, inclusive de alíquotas", pontua.

Linha de frente no debate para a reforma, o ministro da Economia, Fernando Haddad, espera colocar a reforma em votação entre julho e julho. “Vejo uma predisposição do Congresso. Os Estados apoiam, em sua maior parte, há algumas resistências de municípios, mas parece que tem um consenso razoável", disse o ministro.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula economia brasil congresso nacional impostos dinheiro Fernando Haddad reforma tributária renda tributo Pedro Passos governa federal

Leia também


Fernando Haddad diz que Bolsonaro “não quis” aprovar reforma tributária


VÍDEO: Arthur Maia abre o jogo sobre possibilidade de aprovação da reforma tributária em 2023; confira


Governo Lula: Fernando Haddad revela pedido do petista para ações na Fazenda; saiba detalhes