Economia & Mercado

Bahia ocupa sexta posição entre os estado que mais concentram novas empresas no Brasil

Bahia reúne 74,7 mil estabelecimentos ativos, cerca de 5,1% do mercado nacional de foodservice  |  Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Publicado em 17/03/2024, às 21h27 - Atualizado às 21h35   Marcello Casal Jr / Agência Brasil   Verônica Macedo

De acordo com um monitoramento de tipologias do setor do foodservice brasileiro, realizado mensalmente pela Driva para o IFB (Instituto Foodservice Brasil), a Bahia tem 74,7 mil estabelecimentos ativos, o que corresponde a cerca de 5% do mercado nacional. Trata-se do sexto maior mercado do setor no país. Do total, 13 mil unidades foram mapeadas com atividade em aplicativos de delivery

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Salvador é o município baiano que reúne a maior quantidade de estabelecimentos do segmento de foodservice, com 23,1 mil empresas em funcionamento, representando cerca de 31% do setor no estado. Entre os top 5 também estão as cidades de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas e Camaçari. 

Atualmente, a Bahia integra 47,9 mil estabelecimentos categorizados. Entre os top 3 do ranking, o primeiro lugar é ocupado por lanchonetes, com 7,9 mil estabelecimentos, seguido por locais com menus variados, com 5,5 mil restaurantes e, em terceira colocação, estão os bares, com 5,1 mil unidades.  

MEIs acima da média nacional 

A alimentação fora do lar no estado ainda é marcada pela forte presença de Microempreendedores Individuais (MEIs) com 68,72% do total de estabelecimentos ativos. Esse número está acima da média nacional, que é de 62,85%. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia mercado economia empresas negócios mei foodservice

Leia também


Conheça tudo sobre escritório sigiloso da Globo que cuida da sucessão e herança da família Marinho


Reconhecimento facial para emissão de milhas deve virar tendência nas aéreas, avalia especialista; entenda