Economia & Mercado
Publicado em 27/06/2026, às 08h25 Divulgação Lucas Pacheco
Em meio às negociações da Petrobras para recompra da refinaria de Mataripe, em São Francisco de Conde, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), atualmente controlada pelo fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) publicou autorização para implantação de uma nova refinaria de petróleo e gás no estado.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
A empresa Brasil Refinos recebeu aval para operação e inauguração da unidade de refino no Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, também na RMS, que terá capacidade de produção de 99.500 barris/ano de petróleo e deve entrar em atividade ainda em 2026.
De acordo com a empresa, a estrutura produzirá diversos derivados, como diesel S10, diesel 500, gasolina, solventes, parafina, nafta e óleos pesados. A expectativa é que sejam gerados milhares de empregos diretos e indiretos.
Além da Brasil Refinos, a Stanley Oil está construindo uma fábrica no distrito de Buracica, em Alagoinhas, no agreste baiano, com investimento de cerca de R$ 500 milhões e previsão de geração de 400 empregos diretos e indiretos já na primeira fase do projeto. Já a Dax Oil deve inaugurar uma nova unidade em Camaçari tambpem em 2026, devendo produzir 15.695 barris por dia.
Recompra de Mataripe
Segundo o jornal Valor Econômico, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que as conversas entre a estatal e o fundo árabe ocorrem há cerca de dois anos e meio, mas tratativas ainda não avançaram por conta de divergências sobre o valor do ativo. Ele ressaltou que a negociação segue critérios estritamente comerciais, sem interferência política.
Lula perde a paciência e chama defensores da privatização da Petrobras de "vagabundos"
Junho Verde: Petrobras aposta em parcerias e tenta transformar pesquisa em impacto real nas comunidades