Economia & Mercado

IBGE: Desemprego no país recua para 10,5% no trimestre encerrado em abril

Ao considerar ao período de um ano, queda do desemprego no país é de 4,3 ponto percentual  |  Agência Brasil - Agência Brasília

Publicado em 31/05/2022, às 11h37   Agência Brasil - Agência Brasília   Redação BNews

A taxa de desemprego do país ficou em 10,5% no trimestre encerrado em abril, o que representa o menor resultado para esse trimestre desde 2015, quando foi de 8,1%. Em relação ao trimestre anterior, a taxa caiu 0,7 ponto percentual (p.p.). Ao considerar o período de um ano, a queda foi de 4,3 p.p. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nessa terça-feira (31) pelo IBGE.

Ainda segundo o levantamento, o total de pessoas ocupadas, de 96,5 milhões, é o maior da série histórica, que começou em 2012. No âmbito daqueles que estão empregados, foi registrado aumento de 1,1% na comparação com o trimestre de novembro a janeiro e de 10,3% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. O desempenho equivale ao aumento de 1,1 milhão de pessoas no trimestre e de 9 milhões de ocupados no ano.

No caso das pessoas que estão sem emprego, o número estimado no país é de 11,3 milhões, um recuo de 5,8% na comparação com o trimestre anterior, o que representa 699 mil pessoas a menos. Na análise do ano, a queda foi de 25,3%, com redução de 3,8 milhões de pessoas desocupadas.

O total de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado foi de 35,2 milhões de pessoas, subindo 2,0%, 690 mil pessoas, na relação com o trimestre anterior, e 11,6%, com mais 3,7 milhões de pessoas, na comparação anual.

Leia Mais:

Prazo para parcelar tributos de micro e pequenos empresários encerra hoje (31)

Apple pode anunciar novo produto nas próximas semanas e aguça curiosidade dos usuários

Trabalhador já pode consultar FGTS para investir na Eletrobras

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags brasil IBGE desocupação desemprego ocupação país trimestre recuo

Leia também


Após alerta da Petrobras, governo avalia plano de racionamento do diesel


Indústria vê com ceticismo ideia de Lira para governo vender ações da Petrobras


Comerciantes mostram maior otimismo em maio, diz CNC