Economia & Mercado

Ministro deseja ampliar ferrovias com ligação ao sul da Bahia

Projeto visa construção de um porto no sul da Bahia  |  Valter Campanato / Agência Brasil

Publicado em 01/08/2023, às 16h39 - Atualizado às 17h12   Valter Campanato / Agência Brasil   Cadastrado por Verônica Macêdo

Com o objetivo de dobrar a participação de ferrovias nas exportações brasileiras até 2035 e aumentar a proporção do escoamento de grãos neste modal, o governo Lula pretende elevar a produtividade do país e aumentar sua competitividade no mercado internacional, com maior exploração do Nordeste.

Em uma reportagem publicada ao InfoMoney, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho relatou o intento de se construir um corredor ferroviário até o “coração” da produção do Mato Grosso, ligando o Porto de Santos a portos situados em diversas regiões do Brasil. Como destaque, ele abordou a ideia de um projeto para construção de um porto no sul da Bahia.

"Esse corredor Leste-Oeste será muito importante para fortalecer o escoamento da produção do Brasil central por meio de ferrovias, usando menos rodovias e obtendo maior eficiência no fluxo das mercadorias. Imaginamos que, até 2035, nós possamos elevar de 17% para 40% o escoamento da nossa produção exportada pelo modo ferroviário. Isso já vai ser uma transformação relevante, sobretudo porque vai crescer na área de grãos”, explicou o ministro.

Na reportagem do InfoMoney, Renan Filho esclareceu que 85% do volume total exportado pelo modal ferroviário são minérios, indicando a participação ainda tímida dos grãos devido à baixa capilaridade do transporte por trilhos no Brasil. 

Vale salientar que o ministro defende a importância de o desenvolvimento da malha ferroviária estimular uma competição maior entre os portos brasileiros.

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Tags Santos sul da Bahia Porto produção agrícola malha ferroviária Renan Calheiros Filho ministros dos Transportes

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