Economia & Mercado
Publicado em 01/08/2023, às 16h39 - Atualizado às 17h12 Valter Campanato / Agência Brasil Cadastrado por Verônica Macêdo
Com o objetivo de dobrar a participação de ferrovias nas exportações brasileiras até 2035 e aumentar a proporção do escoamento de grãos neste modal, o governo Lula pretende elevar a produtividade do país e aumentar sua competitividade no mercado internacional, com maior exploração do Nordeste.
Em uma reportagem publicada ao InfoMoney, o ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho relatou o intento de se construir um corredor ferroviário até o “coração” da produção do Mato Grosso, ligando o Porto de Santos a portos situados em diversas regiões do Brasil. Como destaque, ele abordou a ideia de um projeto para construção de um porto no sul da Bahia.
"Esse corredor Leste-Oeste será muito importante para fortalecer o escoamento da produção do Brasil central por meio de ferrovias, usando menos rodovias e obtendo maior eficiência no fluxo das mercadorias. Imaginamos que, até 2035, nós possamos elevar de 17% para 40% o escoamento da nossa produção exportada pelo modo ferroviário. Isso já vai ser uma transformação relevante, sobretudo porque vai crescer na área de grãos”, explicou o ministro.
Na reportagem do InfoMoney, Renan Filho esclareceu que 85% do volume total exportado pelo modal ferroviário são minérios, indicando a participação ainda tímida dos grãos devido à baixa capilaridade do transporte por trilhos no Brasil.
Vale salientar que o ministro defende a importância de o desenvolvimento da malha ferroviária estimular uma competição maior entre os portos brasileiros.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Empresas lançam cursos grátis de educação financeira para motoboys e motogirls
Previsão de incentivos fiscais sobre ICMS aos Estados, em 2023, é de R$ 232,5 bilhões