Economia & Mercado

Reforma tributária: Confira itens que terão alíquota reduzida

Texto da reforma foi aprovado nesta terça pelo Senado Federal e proposta segue para o plenário  |  Agência Senado / Divulgação

Publicado em 07/11/2023, às 20h10   Agência Senado / Divulgação   Cadastrado por Marco Dias

O texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/2019, que trata da reforma tributária, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta terça-feira (7) e uma série de mudanças foram acolhidas pelo relator Eduardo Braga (MDB-AM) durante a votação, dentre elas está o cashback obrigatório na compra do gás de cozinha para famílias de baixa renda. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com o cashback, ao comprar o gás de cozinha, o consumidor recebe de volta parte do valor do tributo pago. O mesmo mecanismo já estava previsto no relatório anterior para contas de luz e itens da cesta básica. 

A PEC ainda prevê uma redução de 60% para tributos em 13 setores e, na prática, estabelece que a alíquota a ser cobrada será equivalente a 40% do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). 

Confira abaixo algumas categorias de produtos que terão impostos mais baixos:

Alíquota reduzida em 60%

Alíquota reduzida em 30%

Possibilidade de alíquota zero

O principal objetivo da reforma tributária é unificar cinco tributos que incidem sobre produtos (PIS, Cofins e IPIs federais, ICMS estadual e ISS municipal) para um só, chamado Imposto sobre o Valor Agregado (IVA), que será subdividido em federal e estadual/municipal. Há, ainda, um imposto seletivo para produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Senado reforma tributária pec alíquota

Leia também


Jaques Wagner rebate oposição e diz que reforma tributária não vai aumentar os impostos


Dino diz que brasileiros têm direito de 'invadir' Portugal e país deveria devolver ouro ao Brasil; veja vídeo