Economia & Mercado

Saiba por que 13 mi de brasileiros deixaram de passar fome em 2023, segundo pesquisa

Segundo pesquisa, número de pessoas passando fome reduziu de 33 mi em 2022 para 20 mi em 2023  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 12/03/2024, às 07h24 - Atualizado às 07h45   Divulgação / Freepik   Verônica Macedo

Nessa segunda-feira, um estudo publicado pelo Instituto Fome Zero, a partir de uma encomenda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), identificou que, no Brasil, um total de 13 milhões e pessoas deixaram de passar fome.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Este e outros dados foram divulgados em reportagem do portal g1. De acordo com o levantamento, número de pessoas passando fome reduziu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023.

Tais estatísticas resultam do cruzamento de informações da Pesquisa de Orçamento Familiar e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), ambas do IBGE, com análise dos indicadores de desemprego e de inflação.

Vale ressaltar que o estudo atribui a mudança do cenário de insegurança alimentar à política de valorização do salário mínimo do Governo Federal, segundo a reportagem.

"As pessoas ganharam mais do que perderam com a inflação. Mas o maior elemento é a política de aumento do salário mínimo, que atinge todos os brasileiros, mesmo aquelas pessoas que não ganham o salário mínimo são afetadas", explica o ex-ministro de Combate à Fome, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura de 2012 a 2019, e um dos fundadores do Instituto Fome Zero, José Graziano.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags fome economia Salário mínimo população inflação renda pobres MDS poder de compra insegurança alimentar Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Leia também


É possível negociar as dívidas das contas de casa; saiba como e evite estresse


Justiça barra negociação milionária que, supostamente, envolve empresário Eike Batista