Economia & Mercado

Saiba por que deliberações do Fed e Copom estão sendo aguardadas com expectativa durante essa semana

Decisões do Fed e Copom são importantes para investidores do Brasil e EUA  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 17/03/2024, às 16h49 - Atualizado às 16h50   Divulgação / Freepik   Verônica Macedo

Todas as reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Reserve (Fed) são semanalmente aguardadas pelos economistas e investidores financeiros do Brasil e também de outros países. Mas as deliberações que irão partir do encontro dessa semana estão envoltas em grande expectativa por um motivo especial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A reunião entre as organizações financeiras do Brasil e dos Estados Unidos é vista como de suma importância pelo mercado financeiro porque ambas as instituições podem trazer mudanças na comunicação, como: mudanças em taxas de juros impactam retorno dos investimentos, alocação de recursos, e, na ponta final, o cidadão, o consumidor, a vida real, segundo reportagem de o jornal Valor Econômico.

“No caso do Copom, os cortes da Selic feitos desde o início do ciclo de flexibilização em agosto, até janeiro, de 2,5 pontos percentuais no total, já representam mais do que metade do caminho que é projetado por analistas... A alta dos preços de bens e serviços do IPCA (índice que mede a inflação no Brasil) ainda preocupa; a média móvel dos cinco núcleos ajustados sazonalmente subiu nos primeiros deste ano e a medida de serviços subjacentes (muito cara ao BC) tem movimento ascendente nas quatro últimas leituras do índice”, revela a matéria do jornal.

Ainda de acordo com a reportagem, “Quanto ao Fed, o combo de economia forte ...e surpresas negativas na inflação alertam para o risco de o Banco Central americano agir demasiado cedo ao flexibilizar os juros. Mas o contraponto é o risco de agir tarde e derrubar a economia mais do que o desejado à frente”.

Essas são as principais questões debatidas na reunião dessa semana. Aguardemos os próximos capítulos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Selic banco central economia brasil IPCA taxa EUA inflação índice fed copon política monetária meracdo investidores financeiros Estaudos Unidos

Leia também


Para estimular economia local, China dispensa visto de turistas; confira detalhes


Mercado: Hiperautomação segue como tendência crescente em 2024; entenda