Economia & Mercado
Publicado em 13/03/2026, às 19h50 Deivid Santana / BNEWS Bruna Rocha
Após o presidenteLuiz Inácio Lula da Silva (PT) zerar as alíquotas de PIS/Cofins sobre o diesel, o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, afirmou que as medidas anunciadas pelo governo federal para conter a escalada nos preços dos combustíveis, aliadas à criação de impostos regulatórios sobre a exportação de petróleo, representam um passo importante para a manutenção da soberania nacional e para a proteção dos direitos do consumidor.
Segundo o secretário, a decisão do presidente busca reduzir os impactos de conflitos internacionais sobre a economia brasileira.
“A decisão do presidente Lula é uma grande iniciativa em defesa do povo brasileiro diante dos conflitos internacionais. Ao garantir a subvenção e reforçar a fiscalização, o Governo do Brasil dá uma grande contribuição à proteção da população”, afirmou.
Felipe Freitas também destacou que o estado já está atuando para garantir que a redução chegue, de fato, ao bolso do consumidor. De acordo com ele, estão sendo realizadas ações de fiscalização rigorosas para evitar que oscilações do mercado internacional sejam usadas como justificativa para aumentos abusivos.
“As irresponsabilidades das guerras não podem impactar negativamente a vida do nosso povo. Não vamos ficar parados diante desses efeitos. Vamos agir”, concluiu.
Recentemente, o Procon Bahia deflagrou a operação “De Olho no Preço”, com o objetivo de fiscalizar postos de combustíveis e coibir aumentos injustificados.
"Memória permite reafirmar a luta por direitos", diz secretário de Justiça sobre acervo da Bahia
Felipe Freitas critica Prefeitura de Salvador por desorganização no Carnaval