Eleições / Eleições 2022

Candidatos ao governo da Bahia fazem ‘esconde-esconde’ de Lula e Bolsonaro nas redes

Candidatos ao governo da Bahia 'escondem' ou 'expõem' Lula e Bolsonaro nas redes sociais de acordo com intenção de votos, diz pesquisa  |  Montagem BNews

Publicado em 24/08/2022, às 11h26   Montagem BNews   Thiago Conceição

A vantagem do ex-presidente Lula (PT) na comparação com o presidente Jair Bolsonaro (PL), nas recentes pesquisas de intenção de voto para a presidência, gera o movimento de menor e maior exposição dos nomes nas campanhas dos candidatos ao governo da Bahia. Os dados são de levantamento feito pelo Pulso, do O Globo, divulgados nesta quarta-feira (24). As análises partem de publicações em contas oficiais dos candidatos no Facebook. O BNews fez a compilação do resultado para os nomes que disputam a gestão estadual.

O candidato Jerônimo Rodrigues (PT), que tem feito investidas para reforçar o apoio de Lula no estado, tem 271 postagens com menções diretas os presidenciáveis, com 78% proporção para o petista e uma postagem na qual aparece Bolsonaro. O nome do PT ainda tem 211 postagens na qual aparece o ex-presidente.

Do lado da chapa carlista, ACM Neto (UB) optou por não fazer palanque para presidenciável. Em 176 postagens no Facebook, não foram identificadas menções diretas os presidenciáveis, único modelo de publicação analisada pelo levantamento.

O braço direito de Bolsonaro na Bahia, João Roma (PL), é quem o candidato ao governo que mais menciona o presidente no país, ainda segundo dados da pesquisa. Em 199 publicações, a proporção de citação direta para o líder bolsonarista é de 39%, com 1% de menção para Lula. Ele ainda soma 77 postagens com o atual chefe do Executivo.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Lula candidatos eleições governo ACM Neto facebook Jair Bolsonaro João Roma postagens Jerônimo Rodrigues esconde-esconde

Leia também


Candidato do PSOL pede impugnação da candidatura de ACM Neto; entenda


Governador de São Paulo omite patrimônios milionários de declaração eleitoral; saiba quanto vale e o que foi


Bolsonaro recebe milhões de fundo eleitoral para campanha; presidente é crítico do mecanismo