Eleições / Eleições 2022

Candidato do PSOL pede impugnação da candidatura de ACM Neto; entenda

Dinaldo Silva/ BNews
Candidato do PSOL pede impugnação da candidatura de ACM Neto e da vice Ana Coelho  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/ BNews

Publicado em 24/08/2022, às 10h05   Thiago Conceição e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato a deputado federal pelo PSOL, Jorge da Cruz Vieira, conhecido como Jorge X, entrou com ação na Justiça Eleitoral para a investigação e possível cassação da candidatura do ex-prefeito ACM Neto (UB) ao governo e da sua vice, a empresária Ana Coelho (Republicanos). O motivo da ação é uma suposta irregularidade na autodeclararão dos nomes da chapa carlista no registro eleitoral, segundo documento feito pela representação do psolista, acessado pelo BNews.

ACM Neto chegou a rebater as críticas sobre sua autodeclaração como pardo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em entrevista feita ontem (23) na TV Bandeirantes. “A minha declaração a prefeito de Salvador, em 2016, quando não havia fundo eleitoral, cota para negros e pardos, foi pardo”, justificou.

No entanto, ação movida por Jorge X pede uma investigação diante de cenários de supostas “autodeclarações falsas” que comprometem as ações afirmativas previstas na Constituição.

“Reiteradas autodeclarações falsas causam verdadeiro desvio de finalidade das políticas de ação afirmativa. Em outras palavras, candidatos socialmente brancos têm se autodeclarado negros para usufruírem do direito às cotas raciais, o que resulta em obter recursos públicos destinado a grupo vulnerabilizado”, diz o texto do documento.

Caso seja provado irregularidade na autodeclaração de ACM Neto e Ana Coelho, o pedido feito pelo psolista é de cassação das candidaturas e inelegibilidade dos nomes que formam a chapa que disputará as eleições deste ano.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp