Eleições / Eleições 2022

ACM Neto rebate críticas sobre sua autodeclaração como pardo no TSE: "Não aceito preconceito"

Reprodução/YouTube/BandNews FM Salvador
ACM Neto tem sido duramente criticado por opositores por ter se autodeclarado pardo ao TSE  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube/BandNews FM Salvador

Publicado em 23/08/2022, às 14h43   Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

O candidato do União Brasil ao Governo do Estado, ACM Neto, rebateu nesta terça-feira (23), durante entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da TV Bandeirantes, críticas sobre sua autodeclaração como pardo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

O assunto foi tema de debates na últimas semanas no meio político e na imprensa, tendo, inclusive, acusações de que Neto teria tentado "se beneficiar" do fundo eleitoral e das cotas para negros e pardos, previstos na lei  eleitoral, com a autodeclaração.

No entanto, segundo o ex-prefeito de Salvador, desde a campanha para a reeleição para prefeitura, em 2016, que ele se autodecalrou pardo para a justiça eleitoral, o que caracteriza as acusações como "preconceituosas", pois à época, não havia os benefícios previstos na lei para candidaturas de negros e pardos.

"A minha declaração a prefeito de Salvador, em 2016, quando não havia fundo eleitoral, cota para negros e pardos, foi pardo. Eu acho que essa é a principal resposta. Provavelmente esse colunista não sabia disso. Eu vi que alguns candidatos procuraram se aproveitar desse fato. O que não é o meu caso, definitivamente. Porque muito antes de haver fundo eleitoral, de haver cotas para negros e pardos, eu já havia me declarado pardo para a justiça eleitoral. Eu acho que essa é uma resposta definitiva, que coloca um ponto final em qualquer tipo de especulação que é preconceituosa", afirmou Neto.

Segundo o candiadto do União Brasil, quando esteve à frente da prefeitura de Salvador, implantou o programa de combate ao racismo institucional e levará para o Governo do Estado, caso seja eleito em outubro. 

"Eu não aceito preconceito. Fui prefeito de Salvador durante oito anos e fui um prefeito de todos, de políticas extremamente afirmativas, de combate à discriminação racial, inclusive, implantamos o programa de combate ao racismo institucional, que foi premiado no Brasil e no mundo. E é uma das ideias que estamos levando para o nosso plano de governo, caso tenha a oportunidade de ser eleito governador", completou.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp