Eleições / Eleições 2022

Ciro acusa Lula de causar derrota do PT em 2018: 'se corrompeu'

Ciro Gomes alegou não se arrepender de não declarar apoio a Haddad no 2º turno em 2018  |  Foto: Reprodução / YouTube / Ciro Gomes

Publicado em 29/03/2022, às 09h11 - Atualizado às 09h12   Foto: Reprodução / YouTube / Ciro Gomes   Vinícius Dias

Pré-candidato à presidência da República e um dos nomes da chamada terceira via, que faz oposição tanto a Lula (PT) quanto a Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) voltou a disparar contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de quem foi ministro no começo do século. O pedetista afirma não se arrepender de não declarar apoio a Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018 e foi além: acusou Lula de planejar a atual situação do país para voltar ao poder. 

Ciro deu entrevista à TV Tropical, afiliada da Record no Rio Grande do Norte. Segundo Ciro, a estratégia de Lula foi de entregar o país a Bolsonaro para que a atual situação do país fizesse com que as pessoas esquecessem da parte ruim de seu mandato.

"Lula planejou o que está acontecendo no Brasil. Perder as eleições para que o povo esquecesse o escândalo da ladroeira generalizada, da corrupção generalizada, e a crise econômica mais grave do Brasil”, disse Ciro em entrevista.

Leia mais: 

O pré-candidato afirmou que colocar Haddad como opção em 2018 foi um erro, levando em consideração a derrota recente que Haddad sofrera tentando a reeleição na Prefeitura de São Paulo, em 2016.

“O problema é que Lula se corrompeu de verdade, eu vi isso acontecer e me afastei”, disse Ciro Gomes.

Ele ainda voltou a culpar o governo petista pela situação econômica atual e questionou de maneira retórica quem colocou o ex-presidente Michel Temer (MDB) na linha sucessória.

“Pergunta para o cidadão quando começou o perrengue dele. Tudo isso o Bolsonaro está piorando muito, mas foi o Lula e o PT que produziram, por meio desse negócio de conchavo. Quem foi que colocou o Temer na linha de sucessão?”, apontou Ciro.

Integrantes das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que a última pesquisa Datafolha consolidou o enterro da chamada "terceira via", o grupo de políticos e partidos que buscam emplacar um nome que faça frente à polarização eleitoral entre o petista e o presidente da República.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Lula Fernando Haddad PDT Haddad ciro gomes bolsonaro Ciro terceira via eleições 2022

Leia também


Eleitor da 3ª via vê mais responsabilidade do governo Bolsonaro por gasolina cara


Deputado detona ação judicial de ACM Neto contra pesquisa: "teme a força de Lula"