Eleições / Eleições 2022

De volta ao jogo: ex-prefeito de Salvador tentará cadeira em Brasília pelo partido de Ciro Gomes

O partido que vai patrocinar a empreitada nas urnas é o PDT  |  Arquivo/BNews

Publicado em 18/04/2022, às 23h42   Arquivo/BNews   Eliezer Santos

Quatro anos depois da tentativa de ser governador da Bahia em 2018, o ex-prefeito de Salvador, João Henrique, reapareceu no cenário eleitoral e quer agora uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

O partido que vai patrocinar a empreitada nas urnas é o PDT, por onde JH foi eleito prefeito pela primeira vez em 2004. É pela legenda do presidenciável Ciro Gomes e do lendário Leonel Brizola que João quer “continuar as lutas e batalhas tidas como impossíveis”.

Leia também: Prefeitos do PP oficializam apoio à pré-candidatura de ACM Neto

“O PDT de Brizola é humanista, Brizola era um estadista. Por isso, o ódio e a violência deste sistema escravagista e racista tentativa, a todo custo, tirá-lo da política. Mas as ideias vivem e vamos lutar com nossas vidas por elas”, argumentou João Henrique.

Em 2018, filiado ao PRTB, o agora pedetista recebeu 38.960 votos e ficou na quarta posição, atrás de Marcos Mendes (PSOL), Zé Ronaldo (DEM) e Rui Costa (PT), que foi reeleito com 75% dos votos.

Naquela época, João Henrique apelava para a associação com o vice-presidente da República Hamilton Mourão (ex-PRTB; hoje Republicanos), que acabou não acontecendoem termos práticos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags João Henrique deputado federal eleição candidati

Leia também


PL de Bolsonaro fisga cúpula da segurança do RJ para eleição em 2022


Secretário petista fez prospecções para as eleições municipais de 2024 após chegada do MDB na base; veja cenário