Eleições / Eleições 2022

Deputado estadual mais votado recebe sinal vermelho do TSE; entenda

O ministro Ricardo Lewandowski citou que o deputado estadual Wendel Lagartixa foi condenada por crime hediondo  |  Divulgação

Publicado em 21/10/2022, às 09h11   Divulgação   Cadastrado por Pedro Moraes

Após conquistar o posto de candidato mais votado no cargo de deputado estadual no Rio Grande do Norte, Wendel Lagartixa (PL) recebeu uma negativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (20). O registro de candidatura do ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida, que é o nome completo do candidato, foi indeferido.

Por outro lado, o caso será analisado pelo Pleno do TSE, após a votação para ele ocupar a Assembleia Legislativa do estado em função dos resultados das eleições do dia 2 de outubro. Ainda assim, caso a decisão promova uma confirmação, Wendel sequer poderá sentar na cadeira para assumir o mandato.

Quem assinou a decisão foi o ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo, depois de uma solicitação do Ministério Público Eleitoral do RN (MPE) no último dia 11 de outubro. O alvo da investigação foi condenado por posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização.

Além disso, ele acabou o cumprimento da pena no dia 4 de junho do ano passado, e, dessa forma, não cumpriu o tempo de oito anos de inelegibilidade previsto em lei à quem é condenado por crime hediondo. Do mesmo modo, na decisão, o ministro cita que Wendel "encontra-se 'atualmente privado de liberdade em decorrência do cumprimento de ordem de prisão temporária', por possível participação em três homicídios".

Classificação Indicativa: Livre


Tags candidato votação rio grande do norte deputado estadual eleições 2022 Wendel Lagartixa

Leia também


Bolsonarista, deputado mais votado do país enfrenta pedido de campanha de Lula no TSE


Saiba quanto custa um voto para deputado federal na Bahia e quem gastou mais para ser votado


MP quer impugnação da candidatura de ex-policial preso por triplo homicídio e suspeito de envolvimento grupo de extermínio