Eleições / Eleições 2022

Deputados da União Brasil migram ao PL sob batuta de Bolsonaro; veja nomes

PL faz cerimônia em Brasília e filiações devem seguir durante a próxima semana  |  Foto: Reprodução/Flávia Arruda

Publicado em 12/03/2022, às 12h44   Foto: Reprodução/Flávia Arruda   Redação

Hélio Lopes, Coronel Tadeu, Bia Kicis, Caroline de Toni, Nelson Barbudo e Carlos Jordy. Todos esses nomes deixaram a União Brasil para se filiar ao PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. As filiações acontecem neste sábado (12), num evento em Brasília que conta com a presença do próprio Bolsonaro.

A lista completa de filiados não foi publicada. Na última quinta-feira (10), o ministro Onyx Lorenzoni foi outro que assinou a migração de sigla. Todos foram recebidos pelo presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto e pela atual Ministra Secretária de Governo, Flávia Arruda.

Essa migração em massa acontece porque vários políticos estavam filiados ao PSL, a metade da laranja que criou o União Brasil. A outra metade foi o DEM, de onde Lorenzoni saiu.

Deputadas e deputados próximos a Bolsonaro devem concluir a migração nesta janela partidária, casos de Carla Zambelli, o Major Vitor Hugo e o filho de Bolsonaro, Eduardo.

Leia também: Bolsonaro prepara viagem à Bahia; veja data e agendas
Composição Leão e Roma não tem chances de acontecer; saiba mais
Confira possíveis mudanças na Bahia durante janela partidária

Os herdeiros do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz também oficializaram a filiação ao PL. Weslian, viúva do ex-chefe do Executivo Distrital; e Joaquim Roriz Neto, neto do ex-político, assinaram a adesão ao partido e foram recepcionados por Bolsonaro e Flávia Arruda.

Por enquanto, o único disposto a concorrer a um cargo eletivo em outubro é Roriz Neto, pré-candidato a deputado distrital. Nas últimas eleições, em 2018, ele disputou o cargo de deputado federal pelo Pros, mas mesmo com 31.455 votos não conseguiu vaga na Câmara dos Deputados.

A migração faz parte dos planos de Bolsonaro para ampliar a bancada governista em caso de reeleição.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Câmara roriz PL bolsonaro eleições 2022 janela partidária helio negão bia kicis União Brasil família roriz

Leia também


Com Nilo na espreita de olho na vice de ACM Neto, Prates parte para defesa de Felix


PT aposta em evento com Lula para fortalecer candidatura de Jerônimo