Eleições / Eleições 2022

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Saiba quais são as propostas dos candidatos ao governo sobre o tema

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, saiba quais são as principais propostas políticas dos candidatos ao governo da Bahia sobre o tema  |  ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)

Publicado em 10/09/2022, às 14h20   ACM Neto (Divulgação); Giovani Damico (Divulgação); Jerônimo Rodrigues (Divulgação/PT-BA); João Roma (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil); Kleber Rosa (Divulgação/PSOL)   Thiago Conceição

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data de conscientização que ocorre neste 10 de setembro, o BNews faz um compilado com as principais propostas dos candidatos ao governo da Bahia relacionados com o tema. O levantamento parte dos programas de governo apresentados pelos nomes que disputam a gestão estadual, diante da necessidade cada vez maior de políticas públicas de enfrentamento de um problema social e de saúde.

O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, destaca a ampliação da rede de saúde mental na Bahia, de modo que possa existir atendimento especializado em diferentes regiões do estado. O candidato pretende ainda garantir a atenção integral à saúde da população em sofrimento mental por meio de articulação dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) com as gestões municipais.

A pauta da regionalização do atendimento em saúde também é partilhada pelo candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto. No texto do seu programa, ele destaca apostas como a telemedicina para o atendimento das famílias e a aproximação da população do ponto de vista geográfico e setorial da atenção em saúde. Para isso, tem no radar a criação de novos convênios com entidades especializadas em determinada assistência, a exemplo da psicológica.

Já o braço direito do presidente Jair Bolsonaro na Bahia, João Roma (PL), tem como meta em plano de governo o fim da fila de espera para consultas especializadas através da reestruturação das unidades que fazem o atendimento em saúde para a população do estado, em ação conjunta com as prefeituras. O candidato também destaca a necessidade de acompanhamento em saúde nas escolas.

O candidato do PSOL, Kleber Rosa, tem como plano de governo a expansão atenção básica de saúde como organizadora da rede estadual, instituindo equipes multiprofissionais segundo necessidades de saúde territoriais. Entre essas equipes, menciona em seu plano a de saúde mental.

O candidato Giovani Damico (PCB) defende a “reestruturação radical do cuidado em saúde mental” na Bahia, em seu plano de governo. Ele ainda projeta a ampliação da rede de serviços com foco na saúde do trabalhador.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Saúde pt candidatos PSOL governo ACM Neto PCB PL políticas públicas propostas João Roma Jerônimo Rodrigues União Brasil giovani damico kleber rosa Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Leia também


Nem Lula, nem Bolsonaro: Candidatos não conseguem 'puxar' pra cima candidaturas nos Estados; veja partidos que lideram


Ipespe/Abrapel: Lula fica estável e Bolsonaro oscila para cima


Após Datafolha, Bruno Reis revela sentimento por Ciro Gomes