Eleições / Eleições 2022

Hamilton Mourão deixa o PRTB e vai para um novo partido; veja qual

Mourão deseja concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul; janela partidária abre em março  |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 25/02/2022, às 08h23   Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil   Vinícius Dias

O esperado, agora é confirmado: Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil, deixa o PRTB e vai se filiar ao Partido Republicanos. A decisão foi confirmada pela própria legenda em comunicado emitido na última quinta-feira (24). Uma cerimônia de filiação foi marcada para o dia 16 de março, em Brasília. Mourão já anunciou a intenção de ser candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

O anúncio foi realizado em nota assinada pelo presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP), e pelo presidente do partido no Rio Grande do Sul, o também deputado Carlos Gomes.

"A chegada do general Hamilton Mourão representa uma honra para o Republicanos e reforça o projeto de ampliação da força política do partido nas eleições de outubro", afirmou o partido em nota.

Mourão tinha avisado no último dia 15 que estava praticamente decidido a deixar o PRTB. Ironicamente, a filiação do vice ao Republicanos aconteceu no mesmo dia em que ele foi desautorizado por Bolsonaro (PL) a falar sobre os conflitos envolvendo Rússia e Ucrânia. 

Leia mais: Líder do Republicanos avalia abandonar Bolsonaro, diz colunista
Apesar do corre-corre de Roma para recompor base, Marcos Pereira manda recado a Bolsonaro; saiba mais
Mourão compara Putin a Hitler, menciona Karl Marx e defende apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia

Na quarta-feira, Marcos Pereira afirmou que Bolsonaro "só atrapalha" as negociações em andamento para que o Republicanos atraia novos políticos durante a janela partidária. Em março, será autorizada a troca de partido sem a perda de mandato, como ocorre sempre em período pré-eleitoral.

O Republicanos compra uma briga com o presidente nos bastidores e não descarta a possibilidade de adotar postura neutra nas próximas eleições.

A filiação de Mourão ao novo partido também sacramenta uma outra informação que já era esperada: ele não vai concorrer junto a Bolsonaro na campanha de reeleição. Colunista do g1, Andréia Sadi afirmou que o atual ministro da Defesa, Braga Netto, busca ser o vice na chapa. Além disso, a GloboNews informou que há políticos defendendo que a candidata a vice de Bolsonaro seja Tereza Cristina, atual ministra da Agricultura e deputada licenciada.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política PRTB vice-presidente Republicanos deputado estadual bolsonaro Marcos Pereira eleições 2022 janela partidária Mourão política nacional mourão senador partido mourão

Leia também


Bolsonaro diz estar empenhado em proteger brasileiros na Ucrânia, mas não comenta conflito


Mourão compara Putin a Hitler, menciona Karl Marx e defende apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia


Eleições 2022: Mourão diz que deve ser candidato ao Senado no Rio Grande do Sul