Política

Mourão compara Putin a Hitler, menciona Karl Marx e defende apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vice-presidente afirmou que é preciso usar a força para conter ofensiva russa  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 24/02/2022, às 11h43   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão (PRTB) criticou o ataque da Rússia contra o território ucraniano e comparou o presidente russo, Vladimir Putin, a Adolf Hitler - líder da Alemanha Nazista no século XX. Mourão ainda completou que somente sanções econômicas com a Rússia não é suficiente e defendeu o uso de força militar. Para Mourão, se a ofensiva não for contida, outros países da região poderão ser invadidos.

Mourão acredita que o mundo está como o ano de 1938, quando houve concessões feitas a Hitler, que ocupou parte do território da Tchecoslováquia. O mundo ainda estava se recuperando dos baques da quebra da bolsa de Nova York em 1929 e fazia vistas grossas ao avanço nazista por acreditar que seriam capazes de conter a União Soviética, que ampliava seu território em direção ao Ocidente.

"O mundo ocidental está igual ficou em 1938 com Hitler. Faz um apaziguamento. Putin não respeita o apaziguamento. Essa é a realidade. Se não houver uma ação bem significativa... E na minha visão, meras sanções econômicas, que é uma forma intermediária de intervenção, não funcionam. Vamos lembrar que o Iraque passou mais de 20 anos com sanções econômicas. Nada mudou. O Irã está há não sei quanto tempo com sanção econômica. Também nada mudou", disse Mourão.

Leia mais: Presidente Ucraniano diz que militares estão respondendo aos ataques russos desta quinta-feira
Putin ataca cidades da Ucrânia; Kiev fala em invasão total
Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia e como ele afeta o Brasil

Mourão teme que o sistema internacional seja rachado e que voltemos "ao tempo das cavernas", onde "cada uma faz o que quer e bem entende". Ainda comentando a situação, o vice-presidente citou Karl Marx, na abertura de 'O 18 de Brumário de Luís Bonaparte', de 1852: "A gente tem que olhar sempre a História. Ora, ela se repete como farsa, ora como tragédia. Neste caso, está se repetindo como tragédia", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp