Esporte

Jogadores brasileiros pedem ajuda do governo para tirar família da Ucrânia; veja vídeo

Conflito entre Ucrânia e Rússia gera tensão entre os brasileiros que vivem no leste europeu
Conflito entre Ucrânia e Rússia gera tensão entre os brasileiros que vivem no leste europeu  |   Bnews - Divulgação Conflito entre Ucrânia e Rússia gera tensão entre os brasileiros que vivem no leste europeu

Publicado em 24/02/2022, às 07h55   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 12 jogadores de futebol brasileiros que atuam na Ucrânia gravaram um vídeo na manhã desta quinta-feira (24) pedindo ajuda para tirar a família do país, atacado nesta madrugada por tropas russas.


Na gravação, compartilhada pelo zagueiro Marlon Santos, ex-Fluminense e que hoje joga pelo Shaktar Donetsk, em sua rede social, ele implora pelo "apoio do governo brasileiro" em meio ao caos vivido com escassez de combustível e fronteiras fechadas.


Marlon diz ainda que os atletas se colocam no momento como porta-vozes de todos os brasileiros que vivem no país.


"Fala galera. REALMENTE O DESESPERO É ALTO. Estamos vivendo um KAOS. Estamos tendo apoio do nosso clube. Mas o DESESPERO É AGONIZANTE. E ESPERAMOS UM APOIO DO NOSSO PAIS. FALAMOS EM NOME DE TODOS OS BRASILEIROS NA UCRÂNIA", diz o jogador na legenda da publicação.


O Shaktar Donetsk é o time que possui mais brasileiros em seu elenco no país e vários deles aparecem no vídeo, como Alan Patrick, David Neres e Dodô. Vitinho, do Dínamo de Kiev, também aparece na gravação.

Ambos os times são do leste da Ucrânia, região que vive há anos com o conflito de rebeldes separatistas e que agora é o centro da tensão entre o país e a Rússia.


No total, 16 brasileiros integram o elenco das duas equipes.


Uma das esposas dos atletas também fala no fim da gravação e diz que as famílias estão se sentindo 'abandonadas'. As únicas notícias que chegam até eles seriam as que estão sendo veiculadas na mídia internacional.


"Nós, mulheres, estamos com filhos, crianças, nos sentindo um pouco abandonadas porque a gente não tem o que fazer. Não sabemos o que fazer, as notícias não chegam até nós a não ser do Brasil. Fazemos um apelo a vocês, até pelas crianças, cada um saiu de sua casa correndo para o hotel e não sabemos se vai ter comida", diz a mulher na gravação.


Veja vídeo:

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp