Eleições / Eleições 2022

Jair Bolsonaro insinua que pesquisa Datafolha onde aparece 21% atrás de Lula foi "comprada"

Declaração de Jair Bolsonaro foi dada em live, realizada na noite desta sexta-feira (27)  |  Clauber Cléber Caetano/PR

Publicado em 28/05/2022, às 09h35   Clauber Cléber Caetano/PR   Redação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disparou contra uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na última quinta-feira (26), em que aparece 21% atrás do ex-presidente Lula (PT), insinuando que o levantamento teria sido "comprado".

Na sondagem, o liberal aparece com 27% das intenções de voto, contra 48% do petista. O ataque de Bolsonaro ocorreu em uma live realizada nesta sexta-feira (27), à noite.

Nela, segundo o portal Metrópoles, Bolsonaro citou uma delação do ex-ministro Antônio Palocci sobre um acerto de propinas com a empreiteira Andrade Gutierrez para bancar pesquisas eleitorais para o PT em 2010, quando a sigla já havia definido a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) como candidata à sucessão de Lula na ocasião.

“Então os caras compraram pesquisas para divulgar índices favoráveis ao PT. Quando chegava pesquisa contrária, a pesquisa era engavetada, jogada no lixo, triturada, incinerada. É assim. E não há diferença hoje em dia no Datafolha”, disparou o chefe do Executivo federal.

Leia também:

“Será que o Datafolha está jogando, fazendo tabelinha com uma instituição por aí que diz que lá tudo é inexpugnável? O que está acontecendo?”, indagou Jair Bolsonaro.

Conforme a pesquisa, em terceiro lugar aparece o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), com 7% das intenções de voto. André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), aparecem com 2%, cada.

Além deles, também foram citados, com 1%, cada, Pablo Marçal (PROS) e Vera Lúcia (PSTU). Brancos e nulos representam 7%. Os que "Não Sabem" são 4%. A pesquisa foi a primeira divulgada após a desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), da corrida ao Planalto.

O levantamento, feito com 2.556 entrevistados acima de 16 anos, em 181 municípios de todos os estados brasileiros, foi realizado entre as últimas quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Lula Datafolha pesquisa Jair Bolsonaro

Leia também


Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar até R$ 1 mil do FGTS


MPF inicia procedimento cível no caso da morte de homem no fundo da viatura da PRF em Sergipe


Prefeitura de Salvador rescinde contrato com empresa que atrasava salários de condutores do Samu