Eleições / Eleições 2022

Rui Costa solta o verbo contra pressa de candidaturas à presidência da ALBA

Postulantes à presidência da ALBA começaram a se manifestar após eleições proporcionais se resolverem  |  Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 05/10/2022, às 11h38 - Atualizado às 11h43   Foto: Joilson César/BNews   Daniela Pereira e Vinícius Dias

Logo após o resultado das eleições proporcionais (de deputados estaduais e federais) e do Senado serem finalizadas, uma corrida interessante começou nos bastidores da nova Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA): aquela pela presidência da casa. Dois nomes do partido que fez mais votos no pleito se colocaram à disposição para o cargo. A deputada estadual mais votada da Bahia, Ivana Bastos (PSD), e o atual presidente da casa, Adolfo Menezes (PSD), ambos parlamentares reeleitos.

Os movimentos de Adolfo Menezes não pegaram bem. Fontes do BNews dentro do PSD informaram que a confirmação não está caindo bem entre os aliados do governador Rui Costa (PT). O temor é que isso possa desagregar o grupo no segundo turno de Jerônimo Rodrigues (PT). "Eu se fosse ele não estaria dizendo isso por aí", disse um pessedista influente dentro do partido, em condição de anonimato, para a reportagem.

Governador da Bahia, Rui Costa (PT) mandou seu recado sobre a polêmica nesta quarta-feira (5) e demonstrou preocupação para que a base faça uma luta de cada vez. "Primeiro que não cabe a mim comentar porque eu sou governador. Segundo, acho prematuro. Se alguém perguntar minha opinião eu vou dizer: prematura. Não tivemos nem o resultado da majoritária porque vai ter segundo turno", iniciou Rui.

 "Acho que é prudente os possíveis candidatos aguardarem um pouco mais, até porque a eleição vai acontecer no primeiro dia da sessão de fevereiro. Meu pedido para a base é que se concentre a cabeça e energia na garantia da eleição de Jerônimo e de Lula", completou em entrevista coletiva.

O PSD saiu vitorioso das eleições parlamentares, elegendo 9 deputados estaduais alguns deles, inclusive, entre os mais votados (Adolfo foi o terceiro mais votado). Por ser uma legislatura diferente, o regimento da Casa permite que ele tente uma reeleição.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags política eleições presidência assembleia legislativa Rui Costa ALBA adolfo menezes Ivana Bastos eleições 2022 política baiana

Leia também


Ângelo Coronel explica fatores determinantes para bom desempenho de Jerônimo Rodrigues


Adolfo Menezes confirma tentativa de reeleição à presidência da ALBA e enaltece Otto Alencar