Eleições / Eleições 2022

Técnicos do TSE dizem ser inviável auditar urna com biometria no dia da eleição

Na prática, de acordo com os técnicos do TSE, seria inviável convencer eleitores a voltar após terem votado  |  Roberto Jayme/TSE

Publicado em 24/08/2022, às 16h58   Roberto Jayme/TSE   Redação BNews

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fizeram na semana passada uma simulação do teste de integridade das urnas com biometria em uma sala da Corte o apresentaram ao presidente, ministro Alexandre de Moraes.

No entanto, um dos pedidos do Ministério da Defesa foi visto como inviável pelos técnicos do TSE: um teste de integridade com eleitores reais e com biometria para identificar.

Na prática, de acordo com os funcionários da Corte, seria inviável convencer eleitores a voltar após terem votado para ir para o teste de integridade e aguardar a conclusão. Outro fator é o de levar a empresa de controle externo para esse tipo de teste no país inteiro.

"Imagine explicar isso a um idoso ou a um eleitor que não entende sobre biometria? Iria gerar desconfiança e dificuldade ao mesmo tempo", afirmou um técnico à jornalista Camila Bomfim, da TV Globo.

O presidente do TSE se reuniu ontem com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, para tratar dos pedidos da pasta. Porém, a decisão final sobre atender algum pedido caberá a Moraes.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags TSE Tribunal Superior Eleitoral técnicos Ministério da Defesa Alexandre de Moraes

Leia também


Datafolha / Metrópole: Jerônimo Rodrigues tem desafio a ser vencido na disputa ao Governo da Bahia; entenda


Cacá Leão faz movimento por eleitorado de Salvador


ACM Neto revela quais exonerações quer fazer em primeiro dia de governo: 'botar pra fora todo mundo'