Emprego

CLT prevê 12 situações na qual o trabalhador pode faltar sem sofrer desconto salarial; entenda

CLT tem 12 condições na trabalhador pode faltar o trabalho sem sofrer desconto salarial  |  Divulgação / Ronald Carreño - Pixabay

Publicado em 14/07/2022, às 12h35   Divulgação / Ronald Carreño - Pixabay   Redação / BNews

A situação econômica do país faz com que trabalhadores brasileiros não pensem em faltar o trabalho, ainda que em determinadas situações eles estejam protegidos pelo regime trabalhista, através da CLT. Diante do receio de ter desconto do salário ou perder o emprego, é comum manter o hábito de trabalhar em situações nas quais as faltas são legalmente justificáveis.

Abaixo estão as 12 condições pelas quais o Decreto Lei nº 5.452 da CLT permitem a falta sem que o trabalhador sofra algum dano, a exemplo de advertência, demissão ou desconto salarial, confira:

1º motivo: Falecimento de algum parente ou dependente

O trabalhador pode se ausentar do trabalho por até dois dias no caso de perda de esposa/marido, pais, filhos, irmãos e pessoas que dependam economicamente de você.

2º motivo: Casamento

Ao casar-se, o trabalhador pode se ausentar até três dias do trabalho, mas lembre-se que são dias corridos e não dias úteis. Logo, caso o casamento ocorra no sábado, o domingo também será considerado.

3º motivo: Nascimento do Filho

A mãe terá direito a licença maternidade de 120 dias. Já o pai também terá a licença paternidade, contudo o pai possui direito a cinco dias corridos.

4º motivo: Doação de sangue

A lei trabalhista permite que o trabalhador falte uma vez por ano para doar sangue, todavia, o trabalhador deverá comprovar que realmente realizou a doação de sangue.

5º motivo: Tirar o título de eleitor

Conforme expresso na CLT, o trabalhador que vai se alistar como eleitor poderá se ausentar do trabalho por até dois dias consecutivos.

6º motivo: Ser mesário voluntário

O trabalhador convocado para trabalhar como mesário será compensado com duas folgas por dia trabalhado, que podem ser utilizadas de acordo com o que foi negociado com a empresa.

7º motivo: Cumprir exigência do serviço militar

Como o processo de alistamento é obrigatório para todos os homens no país. Os mesmos não precisam trabalhar no dia do alistamento, dispensa, ou de qualquer outra convocação do serviço militar, pelo tempo necessário.

8º motivo: Realizar prova para ingressar no ensino superior

A CLT permite que o trabalhador se ausente para prestar o vestibular, mediante apresentação de declaração da instituição educacional.

9º motivo: Comparecimento à Justiça

Caso o trabalhador seja requerido pela justiça comparecer em Júri, o trabalhador poderá se ausentar do trabalho no dia da audiência.

10º motivo: Acompanhar esposa ou companheira grávida ao médico

O trabalhador pode se ausentar em até 6 consultas médicas ou exames pelo tempo necessário.

11º motivo: Acompanhar filho de até seis anos em consulta médica

O trabalhador pode se ausentar uma vez ao ano para acompanhar o filho em uma consulta médica, sem ter o dia descontado do salário.

12º motivo: Realização de exame preventivo de câncer

Nessa questão é permitido que o trabalhador se ausente até três dias a cada 12 meses para realizar exames de prevenção ao câncer.

 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags entenda CLT prevê 12 situações na qual o trabalhador pode faltar sem sofrer desconto salarial

Leia também


Turismo pode gerar até 190 mil novos empregos este ano, diz CNC


Setor de Turismo no Brasil tem expectativa de gerar 1,8 milhões de empregos na próxima década


Maior e mais tecnológica, Bahia Farm Show 2022 deve gerar cerca de 7 mil empregos na região oeste da Bahia