Esporte

Imprensa argentina evita definir Pelé como o maior do futebol e brasileiros detonam

A cobertura jornalística argentina acerca da morte do Rei do Futebol foi não vista com bons olhos por alguns brasileiros  |  Lucas Figueiredo/CBF

Publicado em 29/12/2022, às 19h41   Lucas Figueiredo/CBF   José Ivan Neto

A forma como a imprensa argentina optou por noticiar a morte do ídolo Pelé, que faleceu nesta quinta-feira (29), deixou alguns brasileiros questionando o critério futebolístico do país para definir quem é o maior jogador de futebol de todos os tempos. 

Jornais e sites apontaram, em sua maioria, o Rei do Futebol como 'um dos maiores', sem colocar o brasileiro acima de Maradona ou até mesmo de Messi, que recentemente levou a taça de campeão mundial para o país

"Como são ridículos esses argentinos", comentou uma internauta sobre a cobertura argentina sobre a morte do ídolo. O maior jornal em circulação da Argentina, 'O Clarín', escreveu que "seria arriscado citar Pelé como o maior futebolista". 

Além disso, o veículo ainda compara o ídolo brasileiro com outros grandes do esporte mundial, como Muhammad Ali (boxe), Michael Phelps (natação), Roger Federer (tênis) e Usain Bolt (atletismo), definindo o brasileiro como "um dos integrantes exclusivos do Olimpo do esporte mundial".

O 'Tyc Sports', canal esportivo da televisão argentina, disse que "o Rei foi considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos". Um outro jornal esportivo argentino, o 'Diário Olé', afirmou que "ninguém pode duvidar de que Pelé foi um dos maiores futebolistas da história". 

Alberto Fernández, presidente da Argentina, homenageou o Rei do Futebol através das redes sociais, também referenciando o atacante como "um dos melhores jogadores de futebol da história". 

Nos ha dejado uno de los mejores futbolistas de la historia. Recordaremos siempre aquellos años en donde Pelé deslumbró al mundo con sus habilidades.

Un gran abrazo a su familia y al pueblo de Brasil que lo llevará en el corazón ⚽️ pic.twitter.com/HoaskgnaJC

— Alberto Fernández (@alferdez) December 29, 2022

A rixa entre Brasil e Argentina, que nesta Copa do Mundo foi campeã mundial, foi selada temporariamente anos atrás, em um encontro entre Pelé e Maradona em 2005. Na ocasião, a paz foi selada entre os ídolos em um programa apresentado pelo argentino, com direito até a altinha de cabeça entre a dupla.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Pelé MAradona brasil e argentina bnews melhor jogador morte de pelé

Leia também


Mãe de Pelé está viva e Rei do Futebol deixou mensagem antes de partir


Pelé escolheu pessoalmente lugar onde seria enterrado; saiba onde


Presidente da CBF promete 'todas homenagens possíveis' a Pelé