☰
✕

Esporte

“Privilégio branco”: declaração de craque da Seleção contra bolsonaristas volta a viralizar na web

Atacante Raphinha, da Seleção Brasileira, já se posicionou contra os atos de vandalismo em Brasília e critica privilégios em sua rede social  |  Rafael Ribeiro / CBF

Publicado em 30/09/2026, às 14h51 - Atualizado às 14h52   Rafael Ribeiro / CBF   Cauan Borges

Em meio ao processo eleitoral, internautas resgataram na última terça-feira (29) o posicionamento do atacante Raphinha, camisa 10 da Seleção Brasileira, contra os atos de 8 de Janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. 

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Na ocasião, o jogador do Barcelona compartilhou uma publicação nas redes sociais com uma crítica à forma como os manifestantes foram tratados durante a invasão. O post divulgado pelo jogador dizia: “Privilégio branco é invadir e depredar o Congresso, o STF, o Palácio do Planalto, sem encontrar uma única bala perdida”. 

O conteúdo foi publicado nos stories do Instagram e apagado algumas horas depois, porém foi repercutido na web. O episódio do 8 de janeiro ocorreu uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e gerou investigações e processos contra participantes dos atos.

Confira:

🚨Em seu Instagram, Raphinha, na época, compartilhou uma postagem destacando o privilégio branco das pessoas que invadiram o Congresso Brasileiro. pic.twitter.com/a3sJVIg74k

— Portal Babados (@PortalBabados) September 29, 2026

Raphinha é cortado da Seleção 

A manifestação de Raphinha voltou a ganhar destaque após o atacante ser cortado da Seleção Brasileira nesta quarta-feira (30). O jogador do Barça apresentou um pequeno edema muscular na região posterior da coxa direita, segundo exame de imagem realizado após a vitória do Brasil por 4 a 2 sobre a Austrália.

O camisa 11 dos 'Culés' começou a partida contra a Austrália na última terça-feira (29) e marcou um dos gols brasileiros. O atacante, porém, foi substituído no intervalo após sentir um desconforto na região posterior da coxa direita.

Por precaução, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu liberar o jogador da delegação. Raphinha retornará ao Barcelona para realizar o tratamento da lesão e não participará do amistoso contra a Índia, marcado para sábado (3), em Calcutá. A CBF informou que não haverá convocação de um substituto para o atacante.

Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Raphinha com as cores do Barcelona - Divulgação / FC Barcelona
Em seu Instagram, Raphinha, na época, compartilhou uma postagem destacando o privilégio branco das pessoas que invadiram o Congresso Brasileiro - Foto: Reprodução

Classificação Indicativa: Livre


TagsBarcelonaCBFJair BolsonaroPalácio do PlanaltoSeleção Brasileirastfbolsonaroflávio bolsonaroLularaphinha

Leia também


Justiça dá ultimato ao Discord e impõe multa de R$ 100 mil por dia por falhas na proteção de menores


Defesa de Rick Ralley nega uso de drogas e questiona denúncia de violência doméstica: “Acusações não correspondem aos fatos”