Esporte
Publicado em 01/08/2026, às 07h51 Fábio Souza / CBF Cauan Borges
Um dos principais talentos das categorias de base do Bahia, Ruan Pablo alcançou mais um marco na carreira ao ser convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira Sub-20. O atacante de 18 anos foi chamado pelo técnico Pablo Victor para participar dos amistosos contra a Bolívia, marcados para os dias 9 e 12 de agosto, na Granja Comary, em Teresópolis.
📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!
Os confrontos fazem parte da preparação da ‘Canarinho’ para o Campeonato Sul-Americano da categoria, previsto para janeiro de 2027. Em entrevista ao ge, o jovem do Esquadrão de Aço celebrou a oportunidade de vestir a camisa da Seleção e destacou o desejo de aproveitar ao máximo a experiência.
Muito feliz por receber essa primeira convocação para a Seleção Sub-20. Jogar pelo Brasil é sempre uma honra e motivo de muito orgulho. Vou trabalhar para aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível, aprendendo bastante e fazendo o meu melhor para corresponder à confiança da comissão", afirmou.
A convocação também impacta o planejamento do Bahia, já que Ruan Pablo será desfalque da equipe comandada por Rogério Ceni no duelo contra o Vasco, válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece no mesmo dia da apresentação à Seleção, em 9 de julho.
Nas últimas semanas, o jovem passou a receber mais oportunidades de Rogério Ceni, participando do amistoso diante do Montevideo City Torque, entrando no empate contra o Atlético-MG pela Série A e figurou com frequência entre os relacionados do Tricolor.
Contratado pelo Bahia em 2019, quando tinha apenas 11 anos, Ruan Pablo acumulou uma rápida evolução nas categorias de base. Em 2024, a joia foi promovida ao time sub-20 mesmo com idade inferior à da categoria e, ainda naquele ano, estreou pela equipe principal.
Já no início de 2025, entrou para a história do clube ao se tornar o jogador mais jovem a marcar um gol pelo time profissional. Na atual temporada, o camisa 77 soma oito partidas e dois gols pelo elenco profissional. Desde a estreia na equipe principal, Ruan acumula 23 jogos e três gols com a camisa do Esquadrão.
Vídeos registram ação de suspeitos que invadiram Aeroporto de Guarulhos para embarcar cocaína em voo para Europa; ASSISTA
Janja se emociona em Salvador e faz alerta sobre conteúdo ‘redpill’: “Precisamos educar nossos meninos”