Esporte

Surpresa ou zebra? Jequié impõe derrota ao Bahia em estreia pelo Baianão 2024 na Fonte Nova

Utilizando time alternativo, Bahia sofreu gol aos 10 minutos do primeiro tempo e não conseguiu empatar  |  Tiago Caldas/EC Bahia

Publicado em 17/01/2024, às 23h31 - Atualizado às 23h31   Tiago Caldas/EC Bahia   Douglas Santana

A temporada 2024 começou para o Esporte Clube Bahia. Pela primeira rodada do Campeonato Baiano, o Esquadrão de Aço recebeu a equipe do Jequié, na Arena Fonte Nova. Utilizando time alternativo, os comandados do técnico Rogério Ferreira foram derrotados por 1 a 0. O gol do Jipão saiu com dez minutos de partida, marcado pelo centroavante Alex Gonçalves.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Esta é a primeira derrota do Bahia na temporada 2024, que divide suas atenções com o time principal realizando pré-temporada em Manchester e o mesclado do sub-20, mais alguns reservas do time de cima, cumprindo as duas primeiras rodadas pelo Baianão. Nesta quarta-feira (17), foram registrados mais de 11 mil tricolores presentes na Fonte Nova.

Etapa inicial

O primeiro tempo começou com o Bahia tendo mais posse de bola e chegando com frequência na zona de defesa do Jequié, porém, faltou mais efetividade na conclusão das jogadas. Apesar do domínio tricolor, quem abriu o placar foi o Jipão. Aos dez minutos, o centroavante Alex Gonçalves recebeu boa bola próximo a grande área e chutou forte para o gol, sem chances para o goleiro Adriel.

Após o gol do adversário, o cenário seguiu o mesmo do começo do primeiro tempo, com o Bahia tendo mais chances no ataque, mas sem definir com êxito no gol. A chegada mais perigosa do Esquadrão de Aço foi na cabeçada de Lucas Aruba, aos 34 minutos. Ele recebeu cruzamento feito pelo meia Roger Gabriel, livre de marcação, mas o jovem camisa 11 cabeceou a bola na trave.

Por muitas vezes o adversário se utilizou da cera para segurar a vantagem no placar. Isso gerou vaias e protestos por parte da torcida do Bahia presente na Arena Fonte Nova.

Segundo tempo

Para a etapa final, o técnico do Rogério Ferreira promoveu algumas mudanças no time do Bahia, com as saídas de: Caio Roque; Tiago; e Diego Rosa, para as entradas de: Rafael; Guilherme; e Paulo Souto. As alterações mantiveram o Esquadrão de Aço firme no ataque, em busca do empate, mas faltava pontaria para acertar o gol defendido por Marcos.

Enquanto isso, o Jequié conseguia cozinhar a partida para faturar seus primeiros três pontos na Série A do Baianão, já que a equipe do interior disputou a divisão de acesso na última temporada, sendo campeão do torneio. Com desempenho digno de vaias da Nação Tricolor, o centroavante Everton foi substituído aos 28 minutos, para entrada de Waliffer.

Outra mudança tricolor foi Pedrinho no lugar de Jota. Mas, quem quase fez o segundo gol foi a equipe do Jequié, após grande falha na defesa do Bahia. O placar só não foi ampliado porque Adriel conseguiu intervir no lance. Aos 38 da etapa final, o zagueiro Sergio Baiano, do Jequié, foi expulso ao receber o segundo amarelo por falta cometida em Lucas Aruba.

Apesar da vantagem numérica em campo, o Esquadrão não conseguiu igualar o marcador. O próximo jogo do Bahia pelo Campeonato Baiano 2024 será neste domingo (21), às 16h, contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro (Carneirão). Novamente, o Esquadrão de Aço utilizará time alternativo enquanto o elenco principal finaliza a pré-temporada em Manchester.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia fonte nova futebol Esporte Clube Bahia esportes Jequié Esquadrão Baianão 2024

Leia também


Com falha bizarra de Marcos Felipe, veja os gols sofridos pelo Bahia em amistoso


Bahia está entre os clubes que mais ganharão com cotas da Copa do Nordeste; confira