A forte chuva que caiu em Salvador durante a madrugada desta segunda-feira (21), provocou a queda, por volta das 5h30 da manhã, de parte do teto do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, além de ter causado alagamento dos setores de embarque e desembarque e inundação em lojas no local.
Lanchonetes, cafés e restaurantes localizados na praça de alimentação e outrs estabelecimentos instalados no primeiro andar do aeroporto foram os mais prejudicados. A Livraria Aeroporto, localizada no primeiro piso, foi uma das mais afetadas.
Livraria do Aeroporto
Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular
Segundo Augusto Carvalho, 50, proprietário da livraria, o desabamento do teto do aeroporto atingiu parte do teto da livraria, toda revestida com gesso cartonado, que também desmoronou deixando centenas de revistas, livros e jornais encharcados e sem condições de venda.
“Esta é a quinta vez que a loja alaga por conta da chuva. Sempre tive prejuízo, e a Infraero nunca arcou com um centavo. A conversa é sempre a mesma, diz que vai resolver a situação e até hoje nada", reclama Augusto, que está à frente da livraria há 21 anos.
Com ajuda de vassouras, funcionários tentam retirar a água das lojas
Com a perda de quase todo o estoque, Carvalho estima que o prejuízo gire em torno de R$ 80 mil a R$ 100 mil, necessários para reconstrução do teto e reposição da parte elétrica, entre outros ajustes.
"A água começou a filtrar pelo teto e luminárias e chegou um momento em que o gesso não resistiu e desabou", conta o lojista avisando que a outra parte do teto também está comprometida.
Carvalho informa que o superintendente regional da Infraero, José Cassiano, esteve no local, mas alega que "quem deveria está aqui era o superintentento local, o senhor Afrânio Mar". Ainda segundo ele, a livraria e as demais lojas afetadas estão fechadas."Estamos aguardando um parecer, por escrito, da Infraero autorizando a gente funcionar".
Para retirar a água, que chegou a um palmo acima do piso, conforme contou o comerciante, funcionários da loja utilizaram vassoras e baldes.
Fotos enviadas pelos lojistas
Classificação Indicativa: Livre