Geral

Aviões presos começam a ser retirados do aeroporto de Porto Alegre

ANAC autorizou a remoção dos aviões  |  Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Publicado em 08/06/2024, às 16h32   Rafa Neddermeyer / Agência Brasil   Cadastrado por Lucas Pacheco

Diversos aviões que estão presos no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, devido às enchentes que inundaram a capital gaúcha, estão sendo retirados do local, por meio de uma “operação excepcional”, autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As aeronaves começaram a ser retiradas neste sábado (8).

Neste primeiro momento, 9 das 47 aeronaves que estão presas desde que o aeroporto foi fechado, em 03 de maio, quando todo o complexo aeroportuário foi alagado, devem ser removidas. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Foi necessário uma uma autorização especial da Anac porque, de acordo com a  Fraport Brasil, concessionária que administra Salgado Filho, o aeroporto está com as operações suspensas, no mínimo, até dezembro. E por isso foi preciso a assinatura de um termo de responsabilidade por parte das empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões.

É a Fraport Brasil, em conjunto com o serviço de tráfego aéreo, que pré-define os horários para retirada dos aviões.

Em nota, a Anac reforçou que essa “operação excepcional” não libera o aeroporto para funcionamento.  

“O translado de aeronaves em caráter excepcional não permite a liberação do aeroporto para voos comerciais com passageiros”.

No fim de maio, voos comerciais que chegavam e partiam de Porto Alegre foram autorizados a operar a partir da Base Aérea de Canoas, na região metropolitana.

Com a diminuição das fortes chuvas e o recuo das águas do lago Guaíba, o aeroporto começou a ser limpo e também se iniciaram os testes e sondagens para avaliar a resistência do solo. Esse processo deve durar ao menos 45 dias.

Classificação Indicativa: Livre


Tagsaeroportoporto alegrechuvasaviõesSalgado Filho