Geral

Confira o passo a passo para cadastrar celulares roubados no programa “Celular Seguro”

Nova plataforma permite bloqueio de funções em celulares roubados, perdidos ou furtados  |  Foto de Jonas Leupe na Unsplash

Publicado em 19/12/2023, às 20h30   Foto de Jonas Leupe na Unsplash   Cadastrado por Marco Dias

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, nesta terça-feira (19/12), o programa "Celular Seguro", uma ferramenta que permite o bloqueio de funções em aparelhos perdidos, roubados ou furtados, com o intuito de desencorajar a prática criminosa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

A nova ferramenta permite que os consumidores solicitem o bloqueio imediato do acesso à linha telefônica e aos aplicativos de bancos, com o objetivo de prevenir golpes por parte dos criminosos após a subtração dos dispositivos. No entanto, vale ressaltar que, inicialmente, não será possível tornar os smartphones totalmente inutilizáveis.

Para utilizar o recurso, os usuários precisarão cadastrar previamente seus aparelhos na plataforma. Uma vez registrado o ocorrido no aplicativo, a ferramenta notificará as operadoras de telefonia e bancos que optaram por participar do programa, simplificando o processo para que os consumidores não percam tempo ao entrar em contato com cada instituição. 

O prazo para bloqueio das funções, entretanto, varia de acordo com a entidade responsável, podendo ir de bloqueio imediato em alguns bancos até seis horas a um dia útil para empresas de telefonia limitarem o acesso dos criminosos.

Além de cadastrar a perda do aparelho no aplicativo, o governo destaca a importância de registrar um boletim de ocorrência para reportar o roubo ou furto.

Veja o passo a passo para usar a ferramenta:

  1. Baixe o aplicativo do Celular Seguro pelo Google Play ou Apple Store (a partir de quarta) ou acesse o site;
  2. Faça login pelo gov.br e aceite os termos de uso do aplicativo
  3. Selecione a opção que deseja acessar: pessoas de confiança, registrar telefone ou registrar ocorrência.

Para cadastrar o celular:

Para registrar ocorrências

Classificação Indicativa: Livre


Tags furto roubo celulares Ministério da Justiça e Segurança Pública Celular Seguro

Leia também


“É a primeira entrega do governo Lula no Brasil”, dispara Jerônimo sobre Casa da Mulher Brasileira


Olívia fala posições do PCdoB para o TCM e eleições em Salvador; confira