Geral

Junho Vermelho: INTS mobiliza colaboradores em campanha de doação de sangue

Após entrevista com os técnicos e triagem, os doadores iniciaram a coleta do sangue, concluída em poucos minutos.  |  Divulgação

Publicado em 14/06/2022, às 13h37   Divulgação   Redação Bnews

Este mês dedicado à campanha de incentivo à doação de sangue e hoje, 14, é o Dia Mundial do Doador de Sangue. De olho na importância desse ato de amor, o INTS (Instituto Nacional De Tecnologia e Saúde) lançou a campanha Saúde doa saúde e mobilizou os colaboradores, levando um grupo ao Hemoba nesta segunda-feira (13).

Após entrevista com os técnicos e triagem, os doadores iniciaram a coleta do sangue, concluída em poucos minutos. A quantidade coletada varia de acordo com peso e altura do doador e cada bolsa pode salvar até quatro vidas. Para a assessora de Comunicação, Marília Simões, a sensação foi de dever cumprido. "Fiquei na cadeira nove minutinhos e posso devolver qualidade de vida a outras pessoas".

Luciana Paiva compartilha do mesmo pensamento e doou pela primeira vez. Segundo a analista de departamento pessoal do INTS, que já recebeu transfusão de sangue e plaquetas no pós-parto, foi uma forma de retribuir. “Venho trabalhando em mim há um tempo essa vontade de doar. Vir com meus colegas foi ótimo, porque um encorajou o outro. Talvez sozinha eu não viesse”. E, para ela, a ação é super importante, justamente por saber que outras vidas dependem disso.

Leia mais:

Professores denunciam supostas irregularidades na prefeitura de Palmeiras

Bolsonaro diz a empresários que não leva jeito pra ser presidente

Cacá Leão comenta possiblidades para escolha do vice de ACM Neto

“Senti uma sensação maravilhosa enquanto estava doando e estou feliz em ter vindo. Achei que ia doer, mas foi tranquilo. É muito significativo para mim saber que vou ajudar outras famílias”, revelou Juliana Reis. O colega Gilberto Júnior já é doador e tem como motivação cumprir o papel de cidadão. “Busco sempre fazer o mínimo para a sociedade e a doação de sangue é uma parte disso. Agradeço ao INTS pelo incentivo”.

Números

De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% dos brasileiros são doadores de sangue. O índice é inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece como meta de 3% a 5% da população. Portanto, é preciso estimular que mais pessoas passem a ser doadores regulares.

A biomédica Allana Coelho, coordenadora operacional da agência transfusional do Hospital Manoel Victorino, gerenciado pelo INTS, destaca que os estoques nos hemocentros de todo o país tiveram uma baixa ainda maior na pandemia, o que impacta demais as unidades de saúde. Ela lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, acima de 50 quilos, pode doar, desde que atendam os critérios determinados.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Saúde doação geral sangue bnews

Leia também


'Ação desastrosa', diz Rui Costa após aprovação de PLP do ICMS dos combustíveis


Esposa traída por atacante da Seleção Brasileira quebra silêncio após caso vir à tona


Advogada é agredida após se recusar a dançar forró com homem em festa