Geral

Marinha afasta militares que fizeram pessoas abordadas baixarem as calças no Paraná

Imagens de câmera de segurança mostram os oficiais exigindo que os abordados abaixassem as calças para revista pessoal  |  Fernando Frazão / Agência Brasil

Publicado em 05/06/2022, às 19h00   Fernando Frazão / Agência Brasil   Folhapress

A Marinha do Brasil afastou militares envolvidos em uma abordagem na rodovia estadual PR-488, em Santa Helena, no Paraná. Imagens de câmera de segurança mostram os oficiais exigindo que os abordados abaixassem as calças para revista pessoal.


A corporação instaurou procedimento administrativo para apurar o episódio. O prazo para concluir a investigação é de 40 dias, prorrogáveis por mais 20. Nas imagens, que chegaram ao conhecimento da Marinha na última segunda-feira (30), é possível ver os militares revistando os caminhoneiros.


Eles são levados, um a um, para a parte dianteira do veículo, onde são obrigados a abaixar as calças. A Marinha não informou se algum deles foi preso nem se havia algo irregular no caminhão ou na carga.
A ação ocorreu no posto de controle de trânsito, para inspeção de veículos e pessoas na região de fronteira do Brasil com a Argentina e o Paraguai.


Santa Helena fica a 107 km de Foz do Iguaçu. Na região, são constantes as apreensões de armas, drogas e produtos ilegais. A ação integrou a operação Ágata Arco Sul-Sudeste, "a qual tem o propósito de contribuir para a prevenção, fiscalização, controle e repressão dos delitos transnacionais e dos crimes ambientais", diz a Marinha, em nota.

Leia Mais:

Ao menos 50 militares já declararam que querem disputar a eleição

Fátima Bernardes fará 'tatuagem' em homenagem ao Encontro em edição especial

STJ cancela show de Gusttavo Lima em Teolândia e põe fim ao 'sonho' de prefeita


A corporação informou que a operação Ágata teve início em 24 de maio e que o procedimento padrão em abordagem é tratar as pessoas com educação e respeito, sem nunca constranger o cidadão.
De acordo com a Marinha, os militares foram identificados e afastados da operação. Os nomes e o total de agentes não foram revelados.

 

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pessoas militares Marinha as calças afasta abordadas baixarem

Leia também


Ministros do TCU ganham mais com diárias de viagens do que o salário; saiba o valor milionário


Junho Verde: Em um ano e meio, cerca de 100 pessoas são detidas por suspeita de crimes ambientais na Bahia


Polícia apreende rádios comunicadores e drogas abandonados por suspeitos em fuga na Boca do Rio