Geral

Parque Nacional do Itatiaia, no RJ, registra a temperatura mais baixa do ano no país

Segundo diretor do parque, fenômeno chamado "sincelo" se formou com o frio no local  |  Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia

Publicado em 21/05/2022, às 17h02 - Atualizado às 17h20   Divulgação/Parque Nacional do Itatiaia   Redação

Localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Itatiaia registrou na manhã deste sábado (21) a temperatura mais baixa em todo o Brasil neste ano: -7,6°C entre 5h e 6h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na estação do Campo Belo, não oficial, os termômetros marcaram -9,2°C. Ontem, a mesma estação registrou -8,3°C. A estação do Campo Belo fica em um local mais úmido e frio, abaixo da estação do Inmet, situada a aproximadamente 2.450 metros de altitude.

O diretor do Parque, Luiz Aragão, disse que, com o frio, se formou um fenômeno chamado sincelo. Ele acontece quando o nevoeiro congela e isso é comum quando há uma massa de ar polar, combinada com temperaturas abaixo de 0°C.

Leia também:

"O sincelo é uma formação que não tem nada a ver com a neve e também com o granizo. Ele é mais ou menos parecido com a geada. A geada é quando o ar da superfície passa do estado gasoso direto para o estado sólido, que é o estado de gelo. No caso do sincelo, nós tivemos a formação do nevoeiro e, depois, o congelamento deste nevoeiro", explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Rio de Janeiro frio Parque Nacional do Itatiaia

Leia também


Pernambuco monta estande próprio no 1º Salão de Turismo do Vale do São Francisco


Bolsonaro já definiu um nome para as duas vagas abertas no STJ; confira


'Capitão do Povo': Bolsonaro lança jingle interpretado por Matheus e Cristiano