Geral

Procon passará a multar bares e restaurantes que não instituirem protocolo de proteção a mulheres

Com a nova medida, Procon visa garantir a segurança das mulheres em situações de assédio e violência em estabelecimentos  |  Reprodução / Freepik

Publicado em 18/09/2025, às 12h12   Reprodução / Freepik   Lucas Pacheco

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) passará a aplicar multas a estabelecimentos que não cumprirem o protocolo "Não se Cale", de proteção a mulheres em situações de assédio e violência., que está em vigor desde novembro e 2023. Segundo uma pesquisa da fundação, apenas 25% dos 131 estabelecimentos fiscalizados em São Paulo cumprem a medida. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

De acordo com Patrícia Dias, diretora de Assuntos Jurídicos do Procon-SP, a entidade já havia orientado e concedido prazo para adaptação ao protocolo.

“Fizemos reuniões com o segmento, divulgamos no site e viemos orientando. Agora, qualquer estabelecimento que não cumprir as disposições da lei será sancionado com multa,” afirmou.

Entre os principais descumprimentos estão a ausência de cartazes e placas informativas, bem como a falta de qualificação dos funcionários.

As multas previstas variam entre 200 e 3 milhões de UFESPs (unidades fiscais do Estado de São Paulo), cada uma no valor de R$ 34,26. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsDireitoviolênciaSão Paulomulherescursosfiscalizaçãomultasproteçãocódigo de defesa do consumidorassédioprocon-spconfiançaInstagramorientaçõessecretaria da mulherprotocolostiktokindemnizaçãoPatrícia diasUfesps

Leia também


Ex-mulher acusa jogador de futebol de violência doméstica; saiba mais


Moradora espancada por zelador de prédio no Rio Vermelho está em coma, revela delegada