Meio Ambiente

BNews ESG: Braskem e Casa dos Ventos firmam novo acordo bilionário de fornecimento de energia renovável

Negócios recém firmados pelas empresas somam mais de R$ 2 bilhões  |  Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 30/03/2023, às 18h02   Arquivo/Agência Brasil   Cadastrado por Beatriz Araújo

Um novo acordo firmado entre a empresa Braskem e a desenvolvedora de projetos de energia Casa dos Ventos prevê um investimento de R$ 2,1 bilhões para fornecimento de energia eólica dos complexos Rio do Vento e Umari, localizados no Rio Grande do Norte. De acordo com o Valor Econômico, o serviço será realizado por meio de contratos com até 22 anos de duração.

Desta forma, a Casa dos Ventos passa ser a principal fornecedora de energia renovável da Braskem, com quem já havia firmado outros acordos. No início do ano de 2021, por exemplo, as duas corporações assinaram contratos de fornecimento de energia renovável por um prazo de 20 anos. A parceria ajudou a viabilizar a primeira fase do maior empreendimento eólico da América Latina, intitulado Complexo Eólico Rio do Vento.

O novo acordo prevê que parte do volume de energia seja proveniente da ampliação do fornecimento de energia elétrica do Complexo Eólico Rio do Vento, que passa a ter a capacidade instalada total de 1038 MW. Desta quantidade de megawatt, 504 já estão operando por meio de 120 aerogeradores. Mais 120 aerogeradores devem começar a produzir adicionando 534 MW de potência, ainda neste ano de 2023.

O demais percentual da energia será proveniente do Complexo Eólico Umari, que ainda está sendo construído e deve entrar em operação em 2024. Tranto a Braskem quanto a Casa dos Ventos não informaram o volume de energia que cada parque vai oferecer nem o valor total fornecido. O que se sabe, até o momento, é que o montante previsto nos contratos entre as empresas passa dos 100 MW médios, o que corresponde ao consumo residencial registrado por uma cidade de cerca de 1,5 milhão de habitantes.

De acordo com o diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, o negócio é fundamental para a viabilidade do empreendimento, já que os contratos de energia são a principal via de expansão da geração de energia renovável no Brasil.

“A Braskem foi um dos principais clientes que trouxeram um volume de energia que possibilitou buscar financiamento e viabilizar a expansão da oferta renovável”, relatou o executivo ao Valor.

Quem também comentou sobre o novo acordo entre as corporações foi o diretor de Energia e Descarbonização Industrial da Braskem, Gustavo Checcucci, que informou que este é o maior contrato de energia renovável já assinado pela empresa e o 6º acordo de longo prazo de origem eólica ou solar que a petroquímica firma em quatro anos no Brasil, além de ser o segundo com a Casa dos Ventos.

Classificação Indicativa: Livre


Tags meio ambiente Braskem bnews energia renovável casa dos Ventos bnews esg

Leia também


Entenda a relevância do 1º Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade para agenda ESG na Bahia


Bnews ESG: Liderança Feminina é tema de encontro realizado no Parque Tecnológico da Bahia