Meio Ambiente

Países entram em acordo para criação de fundo para danos em países vulneráveis

Fundo destinará fundo para eventos como elevação do nível do mar, tempestades graves e outros efeitos da mudança climática  |  Reprodução/Pixabay

Publicado em 19/11/2022, às 14h20   Reprodução/Pixabay   Cadastrado por Lorena Abreu

Os representantes de governos dos mais de 190 países que participam da COP 27 fecharam um acordo neste sábado (19) para criar um fundo que pagaria pelos danos relacionados ao clima em países vulneráveis. A informação é do jornal "The Wall Street Journal".

O arranjo é uma vitória para países mais pobres, que pressionam pela mudança há anos. Segundo o jornal, o fundo destinará dinheiro para eventos como elevação do nível do mar, tempestades graves e outros efeitos que os cientistas vinculam à mudança climática e causam destruição repentina ou irreparável.

De acordo com o portal G1, as economias desenvolvidas, que são responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito estufa, sempre resistiram às compensações por receio de que, ao realizar os pagamentos, ficariam expostas a processos judiciais, tanto a governos como a empresas.

Antes, a expectativa era de que a mitigação de danos viesse de organizações de combate à emergência climática já existentes.

Nas conferências do clima da ONU todas as decisões devem ser tomadas por consenso. "As contribuições deveriam incluir todos os grandes emissores, como China, Arábia Saudita ou Catar", afirmou o ministro canadense do Meio Ambiente, Steven Guilbeault.

Classificação Indicativa: Livre


Tags onu mudança climática cop 27 elevação do nível do mar tempestades graves gases de efeito estufa fundo países vulneráveis