Mundo

Míssil atinge prédio do governo de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia; vídeo

Prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov afirmou que na segunda-feira os russos atacaram um bairro residencial e mataram pelo menos 9 pessoas  |  Divulgação/MFA Ukraine

Publicado em 01/03/2022, às 07h52 - Atualizado às 08h00   Divulgação/MFA Ukraine   Vinícius Dias

Um míssil atingiu um prédio do governo da cidade de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia, com 1,4 milhões de habitantes, na manhã desta terça-feira (1). As imagens divulgadas por um ente estatal mostram uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local.

Kharkiv é uma cidade que fica a pouco mais de 30 km da fronteira com a Rússia. O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia publicou um vídeo do momento da explosão e afirmou que a Rússia trava uma guerra pautada em violação do direito internacional humanitário, matando civis e espalhando destruição. "O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são disparadas por seus mísseis", escreveu em nota o Ministério.

 

Russia is waging war in violation of international humanitarian law. Kills civilians, destroys civilian infrastructure. Russiaʼs main target is large cities that now fired at by its missiles.

📍Kharkiv, Administration building pic.twitter.com/BJgyNnDp1h

— MFA of Ukraine 🇺🇦 (@MFA_Ukraine) March 1, 2022

Leia maisRússia e Ucrânia se reúnem em Belarus para tentar acordo
Santa Sé se disponibiliza a mediar os diálogos entre Rússia e Ucrânia
Ucrânia: Presos com experiência em combate são soltos para lutarem contra a Rússia

O governante da região, Oleg Sinegubov, relatou que mísseis Grad e de cruzeiro atingiram áreas residenciais e o prédio oficial do governo, mas afirmou que a cidade segue resistindo. "Tais ataques são um genocídio do povo ucraniano, um crime de guerra contra a população civil", disse Sinegubov.

O clima de tensão segue enquanto há expectativa para uma segunda rodada de negociações, depois que a primeira reunião terminou sem avanços, nesta segunda-feira (28). Os representantes dos dois países concordaram em voltar às suas capitais para discutir pontos da conversa e devem marcar uma segunda rodada de reuniões, informou a agência estatal russa RIA, citando um funcionário do governo ucraniano.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags Guerra ucrânia Russia governo kharkiv mfa ukraine kharkiv

Leia também


Brasil permitirá acesso de ucranianos a passaporte humanitário


Ucrânia entra com pedido formal para se juntar à União Europeia


Fifa e Uefa suspendem times da Rússia e seleção fica fora da Copa