Mundo

ONU se reúne para discutir anexação de Essequibo pela Venezuela; veja

Referendo feito pela Venezuela será analisado pelo Conselho de Segurança da ONU  |  Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 08/12/2023, às 13h03   Ricardo Stuckert/PR   Douglas Santana

De olho nas ações da Venezuela, que tenta anexar o território de Essequibo, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas realizará uma reunião nesta sexta-feira (08). A partir das 17h, os membros da ONU discutirão sobre a iniciativa do país venezuelano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O encontro será feito a portas fechadas e sem transmissão. Composto por 15 países, o Conselho de Segurança da ONU é formado por representantes dos EUA, Reino Unido,  China, Rússia e França. Das quinze cadeiras, dez são rotativas e cinco permanentes – com poder de veto individual.

A presidência do Conselho também é rotativa, sendo ocupado pelo Brasil no mês de outubro e atualmente é comandado pelo Equador. Cada país permanece um mês na liderança do grupo. O caso em questão é sobre um referendo feito pela Venezuela para criar um estado dela em Essequibo.

Na ocasião, 95% dos que votaram se posicionaram a favor da anexação do país pertencente a Guiana. O presidente Irfaan Ali afirmou que deve acionar o Conselho de Segurança, caso o projeto de lei da Venezuela confirme a inclusão de Essequibo ao seu território.

Classificação Indicativa: Livre


Tags onu reunião mundo venezuela Conselho de Segurança da ONU Essequibo

Leia também


Lula condena tensão entre Venezuela e Guiana: "Não precisamos de guerra"


Lula descarta apoiar "aventura bélica" de Nicolás Maduro


Lula espera bom senso na tensão entre Venezuela e Guiana; entenda


Brasil reforça presença militar na fronteira com Venezuela e Guiana