Mundo

Voluntário brasileiro morre em combate na guerra da Ucrânia

Antônio Hashitani, de 25 anos, era estudante de medicina e atuava em grupo paramilitar na guerra  |  Reprodução/Redes sociais

Publicado em 07/08/2023, às 22h58   Reprodução/Redes sociais   Cadastrado por Victória Valentina

Um estudante brasileiro de medicina morreu em combate na cidade de Bakhmut, na Ucrânia, segundo familiares. A morte de Antônio Hashitani, de 25 anos, foi comunicada aos parentes nesta segunda-feira (7), através de um telefonema do Itamaraty. Ele estava na guerra contra a Rússia como voluntário de um grupo paramilitar. O confronto dura mais de um ano e meio. 

A embaixada brasileira será responsável por providenciar o translado do corpo, além de emitir o atestado de óbito. O Ministério das Relações Exteriores afirmou estar em contato com autoridades ucranianas e com familiares do jovem. A morte de Antônio pode ter ocorrido entre 2 ou 3 de agosto. As informações são do g1.

Antônio era estudante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba. Ele já fez uma viagem à África para trabalhar com uma ONG no Malauí e na Tanzânia.

Nas redes sociais, uma amiga de Hashitani escreveu um relato emocionado sobre sua personalidade, e expôs as últimas conversas que teve com o estudante. "Você está indo para a guerra?", perguntou. "Sempre", respondeu o soldado voluntário. "Não posso dizer muita coisa", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre


Tags morte brasileiro voluntário estudante de medicina bnews Guerra da Ucrânia antônio hashitani grupo paramilitar

Leia também


Ministério Público do Trabalho investiga morte de idoso esmagado por trator na Bahia


Menina de 8 anos leva 38 pontos no rosto após ser atacada por dois cachorros


Brasileiro suspeito de abusar sexualmente de criança nos EUA foge para o Brasil