Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Vereador iFood

Os bastidores da politica baiana  |  Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 09/06/2022, às 05h55   Divulgação/Reprodução/Redes sociais   Editoria de política

Um parlamentar da Câmara Municipal de Salvador está sendo chamado nos bastidores de "vereador iFood". Tudo porque o rapaz vira e mexe tem levado algumas caronas de peso pesado pela orla de Salvador, geralmente à noite. Os caminhos sempre levam a Avenida Pinto de Aguiar. O que será que o vereador leva a sua garupa? É delivery que entrega em casa.

Tá tudo dominado

A saúde no município de Alagoinhas, situado a cerca de 100 km de Salvador, ESTÁ COM TUDO DOMINADO. Rumores dão conta de que uma famosa instituição pretende dominar por inteiro a saúde pelo lado de lá. À NSP, alguns vereadores já prometem judicializar esse domínio. Será que Alagoinhas está preparada para ficar dominada?

Lobo na saúde

Há algum tempo, fontes da NSP falam sobre lobinhos e lobos no estado da Bahia. Tem lobo na Câmara Municipal, tem lobo no entretenimento baiano e tem lobo também na saúde. O mais novo integrante da matilha resolveu atacar na área da saúde. Alguns deputados já prometem sair à caça desse famigerado animal...

O mestre "retô"

Essa semana, o vídeo do vereador Edvaldo Brito, mestre e professor de direito tributário, chamou a atenção dos soteropolitanos. O tema: ITIV em Salvador. O vereador ficou preocupado com a ameaça de alguns colegas da base do governo e soltou o verbo em um vídeo que viralizou na cidade. Bastante chateado, ao final, o vereador prometeu judicializar a causa. É esperar para ver. Respeitem o mestre!

O cabo de guerra do Carnaval

Outro tema que abalou a semana na capital baiana foi a mudança de percurso do Carnaval de Salvador, que sai da Barra/Ondina - para a alegria de alguns moradores que esbravejam aos quatro cantos -, e parte para a Boca do Rio. O que muitos estão reclamando é que o degradado bairro deixa muito a desejar em estrutura e vias de acesso. Há quem defenda a mudança do circuito e há quem está torcendo o nariz. Vamos ver como vai acabar esse cabo de guerra.

Os gritos de Bruno Reis

O prefeito Bruno Reis estava visivelmente tenso no dia de anunciar o aumento da passagem em Salvador. Após a coletiva, ele se encaminhou ao Gabinete e pelo visto se deparou com algo que não queria. E começou a berrar. Os gritos de "resolva, resolva!" foram escutados do lado de fora por parte da imprensa que ainda estava no local, fazendo entrevista com outros atores da prefeitura.

Banana bolsonarista

Robinho (PP) e Ronaldo Carletto (PP) foram saudados pela prefeita de Teolândia (BA) - aquela que tinha o sonho de conhecer Gusttavo Lima - lá na Festa da Banana. O show, contudo, acabou sendo proibido pela Justiça e os parlamentares ficaram a ver navios. Não deu nem tempo de dançar o "tchê tcherere tchê tchê".

 

O destino de Trindade

O TRE finalmente vai julgar amanhã o caso da desfiliação do vereador Mauricio Trindade do MDB. A NSP soube que a efetiva perda do mandato, no entanto, está desacreditada pelos advogados de Trindade que veem o julgamento já para essa sexta-feira como açodamento para causar nulidades processuais, como a não abertura de prazo para alegações finais, e assim evitar que a cassação se concretize. Segundo o parecer do Ministério Público Eleitoral, a sua saída com filiação ao União Brasil se deu apenas por motivos pessoais, sem justa causa, pelo que o vereador deve ser cassado pela Justiça Eleitoral.

Duda "insignificante"

Geraldo Júnior bateu boca com Duda Sanches no Plenário da Câmara Municipal de Salvador. O "líder" se irritou com uma intervenção de Duda Sanches durante a polêmica implantação da Comissão de Educação. Sobrou até para o pai dele, o deputado Alan Sanches. "Vossa Excelência é insignificante a este presidente. O povo dará uma resposta a você e aos seu pai nas urnas", esbravejou o presidente. Duda se calou.

Confusão na Câmara de Salvador! Bate-boca entre Geraldo Júnior e Duda Sanches acaba em constrangimento pic.twitter.com/Yzm5s9JyhH

— BNews (@bnews_oficial) June 8, 2022

O sorriso Colgate de Jerônimo

O sorriso novo de Jerônimo Rodrigues não passou despercebido bem mesmo pelo governador Rui Costa, que elogiou seu ex-secretário: "deu uma repaginada aqui no rosto, com os dentes novos, os dentes polidos, brancos. Tá bonito, viu? Sua mulher vai ficar com ciúmes", brincou o governador durante entrevista à rádio do município de Laje.

 

Queimaram a largada...

Dupla tucana, os deputados Paulo Câmara e Tiago Correia manifestaram apoio a Jair Bolsonaro já no primeiro turno e isso não pegou bem nos bastidores da campanha de ACM Neto. Caciques do PSDB baiano acham que é muito cedo para definir uma posição porque isso, além de poder atrapalhar a campanha de ACM Neto, o partido irá apoiar Simone Tebet a nível nacional. 

Melancia no pescoço

Depois de querer proibir as oferendas feitas por adeptos das religiões de matrizes africanas e viver fiscalizando os gays, o deputado baiano e pastor evangélico Abílio Santana apresentou mais um projeto polêmico. O PDL 158/2022 proposto por ele visa proibir o uso do nome social e reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais em repartições públicas e susta  o decreto nº 8.727, assinado por Dilma Rousseff. Em uma conversa essa semana em um famoso restaurante de Salvador, o fanático já disse que não quer ver “Marcelo sendo chamado de Marcela” por aí. Seria melhor o deputado colocar uma melancia no pescoço para aparecer.

Lá e cá

Em negociações com ACM Neto (UB) sobre a vice na chapa ao Governo do Estado, o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) participou de cerimônia com pré-candidato João Roma (PL), no Senai/Cimatec, e levou com ele os vereadores correligionários Luiz Carlos e Isnard Araújo do seu partido. Questionado sobre se o adversário ACM Neto poderia sentir ciúmes, Roma se esquivou e disse que “quem não quiser cair, que se deite”.

Raíssa "escanteada"

Quem esteve presente no evento no Senai/Cimatec não deixou de notar que a pré-candidata ao Senado, Raíssa Soares, foi "escanteada" pelos demais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A bolsonarista ficou quietinha sentada no meio dos presentes e nem sequer foi convidada ao palco para aparecer nas fotos. No tablado estavam os ministros, Roma, Márcio Marinho e até a deputada estadual Talita Oliveira. Já tem gente dizendo nos bastidores que a campanha dela subiu no telhado...

(Foto: Dinaldo Silva/BNews)

 

O poste de João Roma

Quem é, de fato, verdadeiro ministro da Cidadania? Oficialmente, é Ronaldo Bento. Mas na prática, parece que ainda é João Roma. O ex-ministro e deputado federal está em todos os eventos da pasta falando das ações do ministério, discursando antes do ministro. E Bento? Bom, Bento só ouve e concorda. Sentado estava, sentado ficou.

Intérprete de TikTok

Antes de todos os discursos, quem chamou mesmo a atenção no evento do Ministério da Mulher no Senai/Cimatec foi o intérprete de libras do governo, que mais parecia um dançarino de TikTok. No momento da execução do hino nacional, foi um show à parte. A NSP registrou o momento.

NSP - Intérprete de TikTok pic.twitter.com/YBTMdf9RvT

— BNews (@bnews_oficial) June 9, 2022

A gafe do L

Também correu nos zap zaps nesta semana um print do intérprete de libras do presidente Jair Bolsonaro fazendo o principal gesto da campanha petista neste ano.

Bebendo e dirigindo

Kiki Bispo também posou animadamente para uma foto bastante peculiar, que rodou os zaps dos vereadores.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags política Edvaldo Brito TRE eleição vereadores Câmara governo carnaval prefeita coluna Bruno Reis nsp

Leia também


Polícia usa “agentes químicos” para evitar confusão entre torcedores na Fonte Nova


MPF aponta ilegalidade após AGU defender Bolsonaro e Wal do Açaí em ação de improbidade


Aumento da passagem de ônibus em Salvador divide opiniões de vereadores