BNews Nordeste

Candidato denuncia prefeita à polícia após ser chamado de "carinha de sagui"; veja vídeo

Um vídeo gravado, em Sirinhaém, no sábado (24), na mesma região, mostra o momento em que a prefeita fala o termo 'carinha de sagui  |  Reprodução / Redes Sociais

Publicado em 28/09/2022, às 09h50 - Atualizado às 09h51   Reprodução / Redes Sociais   Redação

O candidato a deputado estadual em Pernambuco, Jeferson Timóteo (PP), denunciou a prefeita Isabel Hacker (PSB), de Rio Formoso (PE), no Litoral Sul do estado, por injúria racial após ser chamado de "carinha de sagui". O caso foi registrado na Delegacia do Cabo de Santo Agostinho.

Um vídeo gravado, em Sirinhaém, no sábado (24), na mesma região, mostra o momento em que a prefeita fala o termo 'carinha de sagui' para se referir a alguém que não sabia onde era a entrada do município.

Apesar de a gestora não ter se referido diretamente nem citado o seu nome, Timóteo disse que a ofensa foi dirigida a ele. Imagens transmitidas ao vivo pelo Instagram da mãe da prefeita, Graça Hacker, viralizaram nas redes sociais.

Ao g1, o advogado da prefeita disse que ela "não menciona o nome de ninguém" e que "as suas palavras foram proferidas no calor de manifestação política e eleitoral". Nas imagens, a prefeita está em um palanque, cercada de apoiadores, que gritam e aplaudem quando ela se refere a alguém como "aquele carinha de sagui".

Em seu discurso, a prefeita cita um caso que teria acontecido na cidade. "O motorista dela perguntou a você como era que fazia para pegar aquele carinha de sagui, que ele nem sabia onde era a entrada de Sirinhaém", afirma.

Ela continua dizendo que ninguém está no local para vender ilusão e critica a prefeita de Sirinhaém, Camila Machado (PP). Segundo Jeferson Timóteo, Camila Machado teria declarado apoio a ele e não ao irmão de Isabel Hacker , na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa (Alepe).

Também ao site, Jeferson Timóteo disse que não restam dúvidas de que a prefeita estava se referindo a ele. "Sou o concorrente direto do irmão dela. A gente fez, na semana passada, um comício em uma praça de Sirinhaém. E ela se referiu a mim com essas palavras de racismo e preconceito. Uma prefeita deveria ir contra esse tipo de atitude e foi na contramão, ofendendo uma pessoa só pela cor", disse.

Candidato denuncia prefeita à polícia após ser chamado de "carinha de sagui"; veja vídeo https://t.co/mFDlAWO8GQ pic.twitter.com/Kt43ZJBZZw

— BNews (@bnews_oficial) September 28, 2022

 

O que diz a defesa da prefeita
À reportagem, o advogado da gestora municipal, Gervásio Lacerda, afirma que a cliente não menciona o nome de ninguém e afirmou que "as suas palavras foram proferidas no calor de manifestação política e eleitoral, completamente retiradas do contexto".

O advogado declara também que Isabel Hacker nunca ofendeu ninguém por diferença de cor, "tampouco suas palavras, nem de longe, demonstram a prática de preconceito racial" e que "tudo não passa de odiosa narrativa política, criada por seus opositores, com intuito de desacreditá-la e prejudicá-la eleitoralmente”.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags pp eleições candidato prefeito Pernambuco eleições 2022 Injúria Racial Jeferson Timóteo Isabel Hacker

Leia também


Comitê detalhe atuação da rede de proteção sobre caso da menina grávida pela 2ª vez após estupro


Audácia: Criminosos fazem 'promoção' para não assaltar moradores e comerciantes


Órgãos públicos defendem acesso a banheiros escolares conforme identidade de gênero; entenda