BNews Nordeste

Laudo revela motivo de morte de turista em tirolesa; saiba mais

A queda do turista de uma tirolesa teria sido motivada por questões irregulares  |  Reprodução/Vídeo

Publicado em 21/06/2023, às 06h19   Reprodução/Vídeo   Cadastrado por Pedro Moraes

O turista Sergio Murilo Lima de Santana morreu, em outubro do ano passado, após cair de uma tirolesa. O caso aconteceu na Praia de Canoa Quebrada, situada no litoral do estado do Ceará. O laudo pericial da Perícia Forense do Estado (Pefoce), concluiu que o objeto estava instalado em um “terreno instável”. 

"Concluo ter havido um acidente na tirolesa periciada, ocasionado por: a instalação do sistema de fixação em terreno instável que não oferecia resistência suficiente para construção; a utilização de colunas de tamanho insuficiente e pouco engastadas; e a implementação do sistema com uma dinâmica entre o mastro de elevação e o ponto de fixação que concentrava grande parte da força de tensão no eixo horizontal", cita um trecho do laudo, conforme noticiado pelo portal g1. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

No documento também constam as irregularidades constatadas no equipamento que influenciaram diretamente para o rompimento da viga e a queda da vítima.

"Dessa forma, o sistema de fixação, quando submetido à tensão produzida pela soma da massa do cabo e da vítima, sofreu um esforço que resultou na rotação em torno de seu centro de massa, cedendo para frente o suficiente para que o cabo e a vítima colidissem com o solo", diz outro trecho.

O paraense Sergio Murilo passeava no local e filmou a queda da tirolesa que o levou à morte. A companheira dele também registrou o acidente. Juntamente com o que foi constatado pelo laudo pericial, foi descoberto após o acidente que a tirolesa estava instalada em uma Área de Preservação Permanente (APP).

Classificação Indicativa: Livre


TagsCearámortehomicídioPolícia CivilturistalitoralLaudodonotirolesaPraia de Canoa QuebradaAracati

Leia também


VÍDEO: Dono de tirolesa que causou a morte de turista é indiciado por homicídio


Famoso atrativo turístico brasileiro ganha tirolesa de 400 metros; confira


VÍDEO: Turista filmou a própria queda de tirolesa que o levou à morte