BNews Nordeste

Paraíba realiza Dia D de Multivacinação para atualizar todas as vacinas do SUS

A campanha será realizada nesse sábado (30) e é voltada para todos os públicos, de todas as idades. Os 223 municípios já estão abastecidos com as doses das vacinas  |  Divulgação/ SES-PB

Publicado em 29/07/2022, às 08h05   Divulgação/ SES-PB   Redação

Com objetivo de atualizar as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de toda população, a Paraíba realizada o Dia D de Multivacinação, nesse sábado (30). A campanha é para todos os públicos, de todas as idades.

De acordo com o G1, a ação, que faz parte da Vacina Mais Paraíba, busca conscientizar as pessoas sobre a importância da imunização. Além disso, reafirma a segurança e importância das vacinas na redução das doenças que podem ser evitadas pela imunização. Vão ser ofertadas as seguintes vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela),      DTP, Hepatite A,Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente,    dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual), Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) e  Covid-19.

“Para se ter uma ideia do quanto vem caindo a vacinação, de 2015 a 2021, o número de crianças vacinadas com a primeira dose contra a poliomielite, caiu de 54.719 para 43.053. Já para a terceira dose, no mesmo período, os números reduziram de 51.675 para 39.430”, alertou a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica, da SES, Talitha Lira.

Todos os 223 municípios do estado estão abastecidos com as doses das vacinas disponíveis na campanha desde segunda-feira (25). A sugestão é que as Unidades de Saúde da Família fiquem abertas das 8h às 16h, mas a decisão cabe a cada gestão municipal. “A vacinação é uma das intervenções de saúde pública mais eficaz, custo-efetivas e que salvam vidas. Com isso, será possível prevenir mais de 30 doenças potencialmente mortais e proteger gerações inteiras de famílias e comunidades ao longo de todo o curso de vida”, ressaltou Talitha.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.      

Classificação Indicativa: Livre


Tags Paraíba sus campanha de vacinação bnews nordeste Dia D da Vacinação

Leia também


Funcionário público e empresários são investigados por roubo de carros em pátio de Secretaria


Cliente que recebeu 'pizza falsa" diz que PIX falso foi 'brincadeira' e que está recebendo ameaças


Professor é encaminhado à delegacia sob a acusação de assédio sexual contra alunas