BNews Nordeste

Funcionário público e empresários são investigados por roubo de carros em pátio de Secretaria

Reprodução
Os dois empresários foram presos em flagrante nessa quarta-feira (27). Os veículos públicos foram levados para desmanche  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 29/07/2022, às 07h45   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Civil investiga um esquema de roubo de veículos públicos do Ceará. Dois carros da Secretaria das Cidades foram vendidos e retirados do pátio do órgão, em Fortaleza. O ato ilícito contou com a participação de um servidor público da pasta e dois empresários. Estes foram presos nessa quarta-feira (27).

De acordo com o Diário do Nordeste, as duas caminhonetes Hilux foram furtadas do pátio e levadas a um desmanche, para serem adulteradas e posteriormente vendidas, conforme aponta as investigações. A ação criminosa era encabeçada pelo funcionário público, cujo nome está sendo preservado. Ele escolhia os veículos e negociava as vendas paralelas.

Os empresários do ramo de gesso, Thiago Silva Nunes, e o proprietário de uma sucata, Denis Vinícius Rodrigues Xavier, foram presos em flagrante nessa quarta-feira (27). A investigação apurou que no último dia 20 de julho o funcionário procurou Thiago oferecendo uma D20, uma Ranger e duas Hilux para vender. O homem teria dito que ao empresário que os veículos não dariam problema "porque não estavam no inventário dos carros para serem leiloados pelo Estado". Já a participação do empresário foi intermediar a venda para Dênis, o que lhe rendeu R$10 mil como comissão.

Mesmo com todos os cuidados para retirada dos carros do pátio da Secretaria, na data do furto testemunhas presenciaram o momento que um guincho chegou e levou os carros. Foi através da placa do guincho que a polícia chegou até a sucata onde a uma das caminhonetes já estava em processo de desmanche. O proprietário do estabelecimento, Dênis, foi preso em flagrante por recepção dos veículos.

Em depoimento, Dênis, disse que Thiago ordenou o desmanche para cortar a numeração do chassi, motor e sinais identificadores dos veículos. Depois os veículos seriam devolvidos ao comparsa.
A falta dos veículos no pátio do órgão foi sentida pelo gestor de patrimônio da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. Segundo ele, os carros estavam estacionados há mais de dois anos dentro de uma área de segurança, no estacionamento de veículos da Seplag, dentro do Centro Administrativo do Cambeba. A Polícia pediu ao Judiciário que as prisões em flagrante dos suspeitos fossem convertidas em preventiva, sob justificativa de garantir a ordem pública.

Os advogados de defesa dos empresários alegam inocência dos suspeitos. A defesa de Denis, representada pelo advogado Túlio Magno, disse que o empresário colaborou com a polícia e que sua “prisão é imatura”. Ressaltou ainda que seu cliente foi “conduzido ao erro pelo funcionário público que garantiu não haver ilegalidade na transação”. Já a defesa de Thiago Silva afirma que o empresário "é inocente e provará no decorrer da instrução criminal.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) é a responsável pela investigação. Os agentes entraram em contato com a Secretaria das Cidades e com a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). A Secretaria das Cidades informou que o servidor em questão é lotado na Seplag.

Por sua vez, a Seplag disse ser de responsabilidade da outra Pasta responder sobre o caso, porque os carros em questão eram patrimônio de gerência da 'Cidades'. 

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.     

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp