BNews Nordeste

Verão será de temperaturas elevadas e chuvas acima da média em Sergipe

O verão do estado de Sergipe terá pelo segundo ano seguido a influência do fenômeno La Niña  |  Reprodução

Publicado em 22/12/2021, às 14h00   Reprodução   Redação

O verão em Sergipe terá pelo segundo ano seguido a influência do fenômeno La Niña, que tem como principais características o resfriamento das águas do oceano Pacífico tropical. Época em que historicamente ocorrem pancadas de chuvas passageiras e localizadas em dias mais quentes e umidade alta, o verão de 2022 será de muito calor, porém, intercalado com chuvas, que em alguns casos poderão ser intensas e acompanhadas de ventos fortes e descargas elétricas.

Segundo informações da Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), nos próximos três meses as temperaturas tendem a se elevar entre 1°C e 1,5° C de média em todo o Estado, sendo que nos dias mais ensolarados, as máximas podem superar facilmente os 31°C, e, comparado ao verão anterior, haverão muito mais dias nublados com altas temperaturas e maior sensação térmica de tempo abafado.

Leia também:Prefeitura de Aracaju estabelece obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19 para servidores

Ainda segundo a CMT, atualmente o Estado passa por um quadro de seca grave nos Territórios Agreste, Alto e Médio Sertão, cuja evolução vem sendo acompanhada mensalmente pela Sedurbs/Serhma com a parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) através do Monitor de Secas, que monitora com cautela as quantidades de chuvas e as temperaturas, a fim de avaliar as situações e a partir daí sugerir aos órgãos responsáveis, meios de atenuá-la. Com o aumento das temperaturas na estação, as perdas de água por evapotranspiração também aumentam e isso pode agravar-se para uma situação ainda mais severa ao longo dos próximos meses.

Há uma visão otimista para a agricultura que de certa forma será beneficiada, pois, uma vez ocorrendo em quantidade acima da média, as chuvas poderão favorecer a recarga hídrica do solo, e, quando chegar o período de plantio, os agricultores poderão encontrar seus terrenos com umidade boa para o início do plantio das culturas de sequeiro.

Espera-se que a estação seja iniciada com tempo instável e possibilidade de chuvas já nas primeiras semanas, às quais serão similares às da primavera, sendo rápidas, irregulares, concentradas localmente, podendo ocorrer eventos extremos em todo o Estado, o que torna indispensável a precaução e o acompanhamento da previsão e monitoramento.

Leia Mais:

Aracaju tem queda de 99,5% nas mortes por Covid-19
Aracaju amplia liberação para segunda dose e reforço da vacina contra a Covid-19

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags tempo verão Sergipe La Niña

Leia também


Defesa Civil da Bahia cadastra famílias atingidas pelas chuvas para recebimento de benefícios no Extremo Sul


Verão começa nesta terça com previsão de 30% a mais de chuvas durante a estação


Em Sergipe, três novos desembargadores serão escolhidos em 2022